
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), em conjunto com a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Gabriel da Cachoeira, prendeu dois homens, de 37 e 42 anos, por tortura e agressão física de um adolescente, 12, naquele município (a 852 quilômetros de Manaus).
O indivíduo de 42 anos é pai da vítima, e também está sendo investigado pelo crime de estupro de vulnerável da própria filha de 8 anos.
Durante coletiva de imprensa da sede da Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, parabenizou as equipes policiais pela sensibilidade e responsabilidade com o caso.
“A ação policial cumpriu dois mandados de prisão preventiva de uma ocorrência grave, envolvendo um adolescente na eminência de perder a visão devidos às torturas e agressões sofridas, e uma criança vítima de estupro de vulnerável cometida pelo próprio pai” disse.
O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Paulo Mavignier, contou que o adolescente é filho e sobrinho dos suspeitos, que agrediram e torturaram a vítima quando faziam uso de bebidas alcoólicas nos fins de semana em que o adolescente ficava na residência do pai.
“O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município comunicou os fatos à Polícia Civil e, dada às graves circunstâncias, o delegado-geral determinou que o DPI e a Core-AM fossem até São Gabriel da Cachoeira, para efetuar as prisões desses indivíduos”, disse.
Conforme o delegado, o adolescente chegou a ser internado em uma unidade hospitalar com sinais graves de desnutrição, perda da visão e sintomas de paraplegia. Ele foi submetido à cirurgia e seu estado de saúde é estável.
“O pai da vítima preferiu levá-lo a um curandeiro para tratar as agressões, pois sabia que seriam constatadas as violências caso ele fosse ao hospital. Ele pensou que agindo desta forma, retardaria o acionamento da polícia, no entanto, fomos avisados de forma eficiente pelo CRAS no município, que prestou todo suporte a vítima”, contou.
Ainda segundo o diretor do DPI, no avançar das investigações, foi descoberto que o indivíduo cometeu estupro de vulnerável contra a sua filha, uma criança de 8 anos.
“O crime foi constatado por meio de exame pericial, razão pela qual instauramos outro Inquérito Policial (IP) para responsabilizar o autor. A criança ficou sob a guarda da família materna, enquanto o adolescente permanece na unidade hospitalar, com apoio do Cras de São Gabriel da Cachoeira”, relatou.
Procedimentos
Os indivíduos responderão por tortura, omissão de socorro e maus tratos. Eles ficarão à disposição do Poder Judiciário.
O genitor responderá, também, por estupro de vulnerável praticado contra a vítima de 8 anos.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Operação Caminhos Seguro: órgãos de segurança e rede de proteção realizam fiscalização integrada contra violência infantil em Manaus
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas Mín. 24° Máx. 31°