
Durante as ações, uma família foi impedida de viajar com um bebê recém-nascido sem registro de nascimento


As Forças de Segurança, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e demais órgãos da rede de proteção, realizaram, nesta sexta-feira (15/05), ações integradas no escopo da Operação Caminhos Seguros/Segurança Presente. A ação teve como foco no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em áreas portuárias da cidade.
Em âmbito nacional, a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os pontos de fiscalização foram o Porto da Ceasa e o Porto do Roadway, onde houve abordagens em embarcações. Durante a ação, uma família foi impedida de viajar com um bebê recém-nascido sem registro de nascimento. O bairro São Raimundo, na zona oeste da capital, também recebeu fiscalizações em locais como hotéis, motéis, pousadas e semáforos.


Participaram da operação, prestando apoio às ações, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Juizado da Infância e da Juventude, além da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outros órgãos que compõem a rede de proteção.
Conforme o delegado adjunto da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) da PC-AM, Jeferson Vicente, a ação tem como principal objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários para garantir a segurança de crianças e adolescentes. Durante a fiscalização, foram realizadas abordagens para verificação de documentação, panfletagem e orientações preventivas.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
“Fizemos a fiscalização em embarcações no Porto da Ceasa com o objetivo de coibir a viagem de crianças e adolescentes de até 16 anos sem a presença de seus responsáveis. Essa operação está sendo realizada no âmbito da Operação Caminhos Seguros, uma ação de abrangência nacional que tem como objetivo proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou o delegado.
O delegado acrescentou que, durante a fiscalização em uma embarcação, uma família foi impedida de viajar com um bebê recém-nascido sem registro de nascimento. A equipe realizou os encaminhamentos necessários junto aos órgãos competentes para garantir a emissão da documentação da criança e evitar complicações futuras.
O supervisor Eduardo Santos, do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) da Sejusc, destacou que a atuação da pasta é voltada ao apoio às ações de proteção, acolhimento e garantia de direitos. O trabalho ocorre por meio de fiscalizações, ações preventivas e atividades educativas.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
“Nós acompanhamos os órgãos de fiscalização por meio da Operação Caminhos Seguros para verificar se as crianças e adolescentes estão com documentação e acompanhadas pelos pais ou responsáveis, além de realizar ações preventivas relacionadas à violência sexual e psicológica”, explicou o supervisor.
Durante a operação, também foi realizada uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), com abordagens voltadas à orientação de pais e responsáveis sobre os cuidados necessários para garantir a proteção de crianças e adolescentes. O município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), foi ponto de fiscalização, em locais como bares e similares.
Operação Caminhos Seguros


A Operação Caminhos Seguros tem como foco o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, além da repressão a crimes como estupro de vulnerável. A iniciativa reforça ações de segurança física e digital para proteger crianças e adolescentes e inibir a atuação de abusadores no estado.
Caso a população tome conhecimento de casos de violências contra crianças e adolescentes, as denúncias devem ser feitas no Disque 100 e 181.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas
Amazonas Amazonas tem menor número de roubos a pedestres dos últimos 11 anos Mín. 23° Máx. 27°