Sunday, 21 de April de 2024
26°

Tempo limpo

Manaus, AM

Política Sou Manaus

Tribunal de contas acata pedido de vereador e da 24h para prefeitura explicar venda de ingressos

Decisão anunciada pelo Vereador William Alemão expõe a falta de transparência.

31/08/2023 às 10h33
Por: Redação
Compartilhe:

Em postagem nas redes sociais hoje o vereador William alemão (Cidadania) comemora a ação do TCE-Am ao determinar prazo de 24 horas para que a Prefeitura explique os a falta de transparência nos contratos.

Perguntamos ao parlamentar o que o levou a questionar junto ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) os atos da Prefeitura Municipal de Manaus de Prefeito David Almeida. Segundo William Alemão não conseguiu esclarecer através de requerimentos que fez em plenário mas que foram derrubados pela base parlamentar do prefeito na Câmara. Como não encontrou publicados os contratos do evento no diário oficial, entao verificou que o Chamamento Publico 007 de 2023 oferecia "Cotas de Patrocínio do Evento" e se surpreendeu ao constatar que empresa supostamente "patrocinadora" estava vendendo ingressos para o evento, o que é irregular,  desconfigurando patrocinio e caracterizando uma parceria público privada (PPP).

Para William o Passo a Paço nasceu diferente, uma integração cultural que valorizava a gastronomia, o artesanato e a cultura local, indigena , tinha um impacto grande economicamente mas nao era da dimensão que está hoje. o impacto gigantesco na parte de transporte público, além do impacto gigantesco em segurança, banheiros públicos e até para os bares e estabelecimentos da região que não foram chamados para fazer parte do evento.

Com uma expectativa de mais de 150 mil pessoas por noite numa região já castigada como o centro de Manaus, o trafego ficará difícil com a provável interdição de várias ruas no entorno do Porto de Manaus e da região histórica, o que pode oferecer risco em caso de um evento violento como um arrastão. Fora da comissão de Grandes eventos da Prefeitura desde 2021, William aponta que sempre houve uma preocupação "A remoção de feridos é uma preocupação que precisa estar na pauta, tinhamos até Ambulanchas para agilizar o atendimento em casos, mas atualmente não sei como está este plano, que deve incluir utis móveis e ambulatório, espero que esteja previsto porque é o que a lei pede."

Além  com um plano de contingenciamento ainda desconhecido, plano de segurança e transportes para um público gigantesco e da falta de transparência nos contratos de artistas e de "patrocínios" William lembra ainda as críticas que o próprio prefeito proferiu em coletiva de imprensa em chamar de "ridículos"e "idiotas" aqueles que o questionam. -É inadmissível que o Prefeito reaja dessa forma toda vez que é questionado pela imprensa, pela sociedade ou por parlamentares que tem o dever de fiscalizar. 

O Evento Sou Manaus está previsto paraa os dias 5, 6 e 7 de setembro, terá 7 palcos e mais de 70 atrações de artes integradas como música, teatro e circo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus - AM
Manaus - AM
Sobre o município Capital do Amazonas
Manaus, AM Atualizado às 22h11 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 30°

Mon 28°C 23°C
Tue 30°C 23°C
Wed 30°C 23°C
Thu 27°C 23°C
Fri °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio