
O nervosismo marcou a primeira experiência de Yan Carlos como doador de sangue. Acadêmico de Biomedicina, o estudante decidiu superar o receio após descobrir que uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Nesta terça-feira (27), ele participou pela segunda vez de uma doação, durante a campanha promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz), na Avenida Municipalidade, no bairro do Reduto, em Belém.
Yan conta que o desejo de ajudar outras pessoas foi determinante para sua decisão. Apesar da vontade de contribuir, os comentários que havia ouvido sobre o procedimento e a quantidade de sangue coletada provocaram insegurança. O acolhimento da equipe de saúde, no entanto, ajudou a transformar a experiência e o incentivou a continuar doando.
“Eu fiquei um pouco nervoso porque já tinha ouvido alguns boatos e também pelo volume de sangue da bolsa. Fiquei receoso, mas os profissionais me acalmaram, explicaram como era feito o processo e ocorreu tudo bem. Aí continuei e hoje é a minha segunda vez”, relatou o estudante.
A campanha teve a expectativa de alcançar 120 doações e integra as estratégias do Hemopa para incentivar a doação voluntária e contribuir com a manutenção dos estoques de sangue destinados ao atendimento de pacientes na rede hospitalar do Pará. A parceria com instituições de ensino também busca aproximar os jovens desse compromisso social, estimulando a participação de novos doadores e daqueles que já realizam doações regularmente.
Segundo a assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, Vanessa Sena, a presença da instituição nos ambientes acadêmicos amplia as oportunidades de conscientização. “Essa parceria com a faculdade é importante para incentivar o público jovem à doação de sangue e ajudar na manutenção do nosso estoque para o atendimento dos hospitais, possibilitando o acesso tanto de quem vai doar pela primeira vez quanto dos doadores regulares”, explicou.
Formação e responsabilidade social
Para a coordenadora do curso de Biomedicina da Uniesamaz, Andrea Cristina Monteiro dos Santos, a campanha representa uma oportunidade de integrar a formação acadêmica à responsabilidade social. A instituição mantém a parceria com o Hemopa por meio de campanhas realizadas duas vezes ao ano, incentivando a participação de estudantes e demais integrantes da comunidade acadêmica.
“A grande maioria da nossa comunidade acadêmica é composta por estudantes que serão futuros profissionais da saúde. Então, eles precisam estar engajados nessa luta, na captação de doadores, que faz parte de todas as áreas da saúde”, destacou a coordenadora.
Andrea também ressaltou que a mobilização fortalece o sentimento de pertencimento dos estudantes e amplia a compreensão sobre o papel que podem desempenhar na sociedade. “O que nos motiva é perceber que nossos alunos se sentem engajados, que fazem parte de algo maior, de algo importante, além de serem acadêmicos, e que estão devolvendo um benefício para a sociedade”, afirmou.
Para Yan Carlos, a experiência de doar vai além da formação na área da saúde. A possibilidade de contribuir para o tratamento de outras pessoas fortaleceu sua decisão de permanecer como doador. “Fiquei muito feliz em saber que meu sangue pode ser doado para salvar até quatro vidas”, contou.
A iniciativa reforça o trabalho contínuo do Hemopa na mobilização de doadores voluntários e na construção de parcerias que aproximam a população da doação de sangue, contribuindo para o atendimento das necessidades transfusionais da hemorrede estadual.
Serviço:
Nesta quarta-feira (28), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizará uma campanha externa de doação de sangue na Unama BR, das 9h às 17h. O atendimento será realizado em uma sala montada na instituição, com estrutura preparada para receber os voluntários interessados em doar sangue.
Texto: Aline Seabra / Ascom Hemopa
CIDADANIA Usina da Paz de São Miguel do Guamá completa um ano com cerca de 300 mil atendimentos
Acre Educação fiscal é tema de ação lúdica em escolas da rede estadual em Rio Branco
Acre Acre estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de propriedades rurais próximas a terras indígenas
INFRAESTRUTURA Governo do Pará avança com as obras do novo Terminal Rodoviário de Pau D’Arco
SUSTENTABILIDADE Fundação Guamá e startups lançam campanha para arrecadar 500 quilos de tecidos
Acre Nota pública sobre a suspensão temporária de confecção e renovação de carteiras de visitantes no Sistema Penitenciário do Acre Mín. 24° Máx. 41°