
Com a nomeação, os policiais militares passam a receber como soldados já em abril com pagamento retroativo referente a março

FOTOS: Alex Pazuello/Secom
O Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira (27/04), o decreto de incorporação e nomeação dos 500 novos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Com a promoção, os servidores passam a receber, já neste mês de abril, como soldados, com pagamento retroativo referente ao mês de março. A medida representa mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no estado que, desde 2019, tem ampliado o efetivo da corporação, reforçando o policiamento ostensivo em Manaus e no interior.
“Hoje nós já publicamos no Diário Oficial a promoção dos alunos soldados, que agora já são soldados efetivos do Estado do Amazonas. São 503 da Polícia Militar, além dos 200 bombeiros que já havíamos publicado. Estamos cumprindo o que foi acordado com os representantes de classe. Eles já vão receber, inclusive, o retroativo ao mês de março”, afirmou o governador interino Roberto Cidade.
Os policiais militares fazem parte dos aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado em 2022, após quase 11 anos sem a realização de certame para a Segurança Pública. Com as convocações feitas desde 2023, o Estado já chamou mais de 2,3 mil aprovados do concurso. O edital previa inicialmente 1.350 vagas apenas para a Polícia Militar, mas o Governo do Amazonas ampliou as convocações e já chamou 2.348 aprovados, o equivalente a 74% acima do número originalmente previsto.

Os 500 novos agentes concluíram todas as etapas de formação exigidas, incluindo o Curso de Formação de Soldados (CFSD), no qual foram capacitados para atuar nas diversas frentes operacionais da corporação. Durante o período de instrução, os alunos receberam treinamento técnico, tático e operacional, alinhado às diretrizes de atuação da Polícia Militar do Amazonas.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destaca que a incorporação dos novos soldados reforça as ações estratégicas, que estão sendo desenvolvidas pela corporação no combate ao crime no estado.
“Os novos soldados estão prontos para o serviço operacional, preparados para atuar nas ruas e fortalecer o policiamento em todo o estado. Esse reforço é resultado de um trabalho sério de formação e do investimento contínuo na segurança pública, que nos permite entregar à sociedade amazonense policiais militares qualificados e comprometidos com a missão de proteger e servir”, afirmou o comandante-geral da PMAM.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom
Com a incorporação, os novos soldados passam a integrar oficialmente o quadro efetivo da PMAM, aptos a desempenhar atividades de policiamento ostensivo, atendimento de ocorrências e apoio às demais unidades especializadas.
A iniciativa integra o conjunto de investimentos do Governo do Amazonas para a valorização profissional e o fortalecimento das forças de segurança, com foco na ampliação do efetivo, melhoria das condições de trabalho e aumento da capacidade de resposta das instituições.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Operação Caminhos Seguro: órgãos de segurança e rede de proteção realizam fiscalização integrada contra violência infantil em Manaus
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas Mín. 23° Máx. 27°