

O Amazonas registrou, em 2024, um aumento de 51,2% na quantidade de drogas apreendidas. Foram 43.248 kg de drogas (cocaína e maconha) apreendidas frente a 28.594 kg em 2023. Os dados são referentes ao Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado, no dia 11 de junho, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os aumentos nas apreensões de drogas são resultados do trabalho e das iniciativas coordenadas pelo governador Wilson Lima. Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio de um conjunto de investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, já destinou R$ 1,16 bilhão para reforçar a Segurança Pública do Estado.
“As polícias Militar e Civil têm atuado muito fortemente no combate ao narcotráfico e na prisão de traficantes. Estamos tendo resultados muito significativos e todos esses dados são muito transparentes. Tenham a absoluta certeza que vamos seguir trabalhando para levar mais transparência e segurança para a nossa população”, destacou o secretário de Segurança, Vinícius Almeida.

Foto: Alex Pazuello/Secom, Victor Levy/SSP-AM, Divulgação/SSP-AM, Divulgação/PMAM e Arthur Castro/Secom
Dados específicos desses dois tipos de entorpecentes apontam que o aumento na apreensão de cocaína foi ainda mais expressivo. Em 2024, o Estado apreendeu 15.034 kg, número 91,05% maior que os 7.874 kg apreendidos em 2023. Já a quantidade de maconha apreendida foi 36,13% maior, tendo em vista a comparação entre os 28.205 kg tirados de circulação em 2024, e os 20.720 kg apreendidos em 2023.
Os avanços no combate ao tráfico de drogas também foram registrados por meio de estatísticas dos primeiros quatro meses de 2025, período em que o Estado apreendeu mais de 18 toneladas de drogas, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Recentemente, no dia 1º de junho, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou a maior apreensão de drogas da história do estado em uma única ocorrência. Equipes da Companhia de Operações Especiais (COE) apreenderam 6,5 toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, próximo ao município de Manacapuru.

Foto: Alex Pazuello/Secom, Victor Levy/SSP-AM, Divulgação/SSP-AM, Divulgação/PMAM e Arthur Castro/Secom
Fortalecimento das forças de segurança
Como parte das ações do programa Amazonas Mais Seguro, o governador Wilson Lima entregou, no dia 31 de junho, 100 motocicletas para a PMAM, triplicando o número de viaturas da Rocam Motos, companhia especializada em ações rápidas em áreas urbanas e de difícil acesso.
Com o objetivo de fortalecer o patrulhamento tático e ampliar a atuação da Rocam Motos, a frota da companhia saltou de 30 para 100 motocicletas operacionais. As novas motocicletas oferecem vantagens significativas no desempenho. Além de maior potência e retomada de velocidade, os veículos possuem melhor estabilidade em alta velocidade.
Para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e a outros crimes, o governador Wilson Lima inaugurou, em março deste ano, a Base Fluvial Arpão 3, que conta com equipamentos de ponta e já está em operação na região do Médio Solimões.

Foto: Alex Pazuello/Secom, Victor Levy/SSP-AM, Divulgação/SSP-AM, Divulgação/PMAM e Arthur Castro/Secom
Atualmente, o Amazonas dispõe de cinco bases fluviais: Arpão 1, 2 e 3, Tiradentes e Paulo Pinto Nery. Posicionadas estrategicamente, essas bases são ferramentas essenciais para o combate aos crimes praticados no interior do estado.
Além disso, o Governo do Amazonas, por meio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também concluiu a revitalização de 39 delegacias no interior do estado, como parte de um plano, em vigor desde 2020, para melhorar a infraestrutura e garantir melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento à população.
O Governo do Amazonas também ampliou o efetivo das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), por meio da realização de concursos públicos, convocações e treinamentos de novos policiais. Ao todo, o programa Amazonas Mais Seguro já convocou 2,8 mil aprovados no concurso público de 2022.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Operação Caminhos Seguro: órgãos de segurança e rede de proteção realizam fiscalização integrada contra violência infantil em Manaus
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas Mín. 23° Máx. 32°