
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu, na terça-feira (11/07), Tonyelson Souza da Silva, 30, apontado como autor de cerca de três abusos sexuais cometidos contra mulheres no Centro de Manaus. Ele também se aproveitava da fragilidade das vítimas para roubá-las.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular da unidade policial, os crimes ocorreram em datas próximas, geralmente por volta das 19h, em horário de grande movimento naquela região da cidade.
“Ele ficava observando as mulheres que circulavam na localidade e, aquelas que não se atentavam ou demoravam para trancar as portas dos carros, ele as dominava com uma arma branca, conduzia o veículo para um local deserto e cometia os delitos”, disse.
Conforme o delegado, além de ameaçá-las com uma arma branca, o infrator também estrangulava as mulheres, fazendo com que elas desmaiassem no momento da ação criminosa.
“Este homem provocou mais de 10 desmaios em uma única vítima durante o crime. Outra mulher também contou que percebeu o estupro ainda em curso, quando voltou a consciência após receber um golpe “mata leão”. Já em outro caso, o indivíduo arrancou a orelha de uma vítima com uma mordida”, relatou.
Ainda segundo o titular, todas as três vítimas reconheceram Tonyelson como autor dos estupros, que também culminavam na subtração dos seus aparelhos celulares. Ele utilizava o eletrônico para gravar os estupros.
O delegado relata que, em 2014, Tonyelson foi preso pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) por ter abusado sexualmente de duas vítimas, que tinham 12 e 15 na época. O crime ocorreu no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), momento em que ele as levou até uma chácara no quilômetro 26, da rodovia AM-070 (estrada Manoel Urbano).
“Conseguimos tirar este criminoso de circulação, reafirmando, assim, o compromisso com a segurança pública do Estado. E pedimos, gentilmente, que as mulheres que estejam sozinhas em veículos, atentem para o travamento rápido das portas de seus carros”, orientou.
Prisão e procedimentos
Tonyelson foi preso na rua Alexandre Amorim, bairro centro, zona sul. Ele responderá por estupro e roubo e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Operação Caminhos Seguro: órgãos de segurança e rede de proteção realizam fiscalização integrada contra violência infantil em Manaus
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas Mín. 24° Máx. 31°