
O escritor, jornalista, dramaturgo e cineasta Marcio Souza morreu nesta segunda-feira (12) de 78 anos. As causas da morte não foram reveladas. Ele foi um dos grandes nomes da cultura do Amazonas e do Brasil.
Nascido em Manaus em 1946, estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e escreveu grandes obras literárias como “Galvez, Imperador do Acre”; “A Caligrafia de Deus”; “Lealdade” –pelo qual recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1997; e “Mad Maria”, seu livro de maior destaque e que deu origem à minissérie de mesmo nome, de Benedito Ruy Barbosa, produzida pela TV Globo em 2005.
Márcio Souza teve destaque como cineasta e dirigiu o filme “A Selva”.
Ele foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth, além de ter sido diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte.
Atualmente, atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira de número 25 da Academia Amazonense de Letras, que lamentou a morte do escritor.
O governo do Amazonas também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento e decretou luto oficial de três dias no estado.
Guia Michelin 2026 A Amazônia conquista o mundo: Banzeiro entra para o Guia Michelin e coloca Manaus no centro da alta gastronomia
Amazônia Amazônia não é rodapé: por que o mercado criativo da região exige protagonismo e respeito.
MPAM Assembleia Legislativa aprova criação do Gaema, grupo especializado do MPAM para fortalecer o combate aos crimes ambientais no AM.
Abril Azul Amazonas amplia rede de atendimento a pessoas com autismo, mas ainda enfrenta desafios Lúpus Projeto de Saullo Vianna que equipara lúpus à deficiência é aprovado na Câmara dos Deputados A proposta amplia o acesso a direitos sociais e políticas públicas para pacientes com doença crônica
Mín. 23° Máx. 31°