
Uma jovem de 21 anos, vítima de acidente de trânsito, foi resgatada, nesta quinta-feira (16/11), por policiais do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). O resgate aconteceu no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), após o Dioa ser acionado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse foi o terceiro resgate aeromédico realizado pela equipe em menos de uma semana.
O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, informou que após o acionamento, por volta das 15h30, à equipe da SSP-AM em auxilio aos médicos intervencionistas do Samu, se deslocou à Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). O percurso de ida e volta foi concluído às 18h.
“Esse já é o terceiro atendimento aeromédico que a gente faz essa semana. O percurso demoraria, em média, cinco ou seis horas. Mas, o helicóptero conseguiu ir e voltar em um tempo célere para que a paciente pudesse receber todos os atendimentos médicos necessários”, destacou Montenegro.
Após chegar à sede do Dioa, no bairro de Flores, a vítima de acidente de trânsito, ocorrido durante a manhã desta quinta-feira, foi acolhida pela equipe do Samu e encaminhada para uma unidade de saúde.
A médica intervencionista do Samu, Alessandra Said, destacou a importância da integração entre os órgãos, que está sendo fundamental para resguardar a vida de muitos pacientes.
“Essa parceria que a gente tem com o Dioa tem engrandecido demais o nosso trabalho e com essa seca, essa estiagem em que os pacientes se encontram cada vez mais isolados, praticamente todos os dias, a gente tem feito voos e tem cada vez mais resgatado pacientes”, reforçou Alessandra Said.
Outros resgates
No último dia (13/11), as equipes do Dioa e do Samu realizaram o resgate de um idoso de 64 anos e um adolescente de 17 anos, após apresentarem problemas de saúde. O atendimento aeromédico ocorreu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona rural de Manaus.
As duas vítimas foram trazidas para Manaus e encaminhadas pelo Samu para unidades de saúde da capital.
Amazonas Militares do Corpo de Bombeiros simulam resgate de vítimas durante treinamento na ponte Phelippe Daou
Amazonas Base Arpão 2: Forças de Segurança apreendem drogas avaliadas em R$ 1,1milhão
Amazonas Governador Roberto Cidade inaugura novo grupamento dos Bombeiros em Manicoré durante comemorações dos 148 anos do município
Amazonas Operação Caminhos Seguro: órgãos de segurança e rede de proteção realizam fiscalização integrada contra violência infantil em Manaus
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas adolescentes desaparecidas
Amazonas Centro Seguro: Ações da Polícia Militar resultam em 65 prisões no Centro de Manaus em abril
Amazonas Corpo de Bombeiros forma quinta turma do Curso de Salvamento Aquático da corporação
Amazonas Operação Caminhos Seguros já efetuou mais de 90 prisões por crimes sexuais contra crianças no Amazonas
Amazonas Diretrizes do Plano de Ação para Educação Ambiental são definidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas Mín. 23° Máx. 31°