Wednesday, 24 de July de 2024
33°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Turismo Turismo

Rota Turística Histórica Belém-Bragança é aprovada na Câmara dos Deputados

O novo roteiro abrange 13 municípios beneficiando e impulsionar o turismo da Amazônia. O projeto de lei segue para aprovação do Senado Federal

27/10/2023 às 11h51
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhe:
Crédito: Setur PA
Crédito: Setur PA

O Projeto de Lei 394/2020, da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, de autoria do ministro do Turismo, Celso Sabino, foi aprovado, em caráter conclusivo, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados. O PL possibilitará a estruturação turística dos locais, incluindo sinalização adequada, promoção e divulgação do roteiro.

A nova opção turística abrange 223 quilômetros entre 13 municípios paraenses, seguindo o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança (EFB), sendo eles: Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. A região desempenhou um papel importante durante o Ciclo da Borracha, no final do século XIX e início do século XX, quando se formaram colônias agrícolas no estado.

"A Rota Turística Histórica Belém-Bragança é mais do que um roteiro, oferecerá ao visitante a oportunidade de vivenciar a rica história e cultura da Amazônia. Além de atrair turistas, a estruturação desse roteiro tem o poder de contribuir com a promoção das comunidades locais, preservar tradições e impulsionar o desenvolvimento econômico”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Durante o percurso, será possível explorar paisagens amazônicas que ainda conservam relíquias e patrimônios culturais daquela época. O caminho envolve o turismo de experiência e de base comunitária, com atividades em áreas rurais e urbanas. Além disso, oferece oportunidades para conhecer, de perto, as águas tranquilas de igarapés, rios e praias, e vivenciar as riquezas deste verdadeiro museu natural e histórico a céu aberto.

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 14h04 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Thu 35°C 23°C
Fri 35°C 24°C
Sat 35°C 24°C
Sun 35°C 25°C
Mon 35°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio