Wednesday, 24 de July de 2024
32°

Tempo limpo

Manaus, AM

Esportes Amazonas

No Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Sejusc realiza Festival Paradesportivo na zona oeste de Manaus

O evento reuniu participantes do projeto “Mais Inclusão”

23/09/2023 às 13h10
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
FOTOS: Drance Jézus/Sejusc
FOTOS: Drance Jézus/Sejusc

Em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado nesta sexta-feira (22/09), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou o 1° Festival Paradesportivo no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus. A disputa teve cerca de 40 participantes.

O evento, coordenado pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) teve uma programação com diversas atividades adaptadas, como basquete para pessoas que utilizam cadeira de rodas, vôlei sentado, natação, lançamento de discos e circuito.

A competição foi voltada aos participantes do “Mais Inclusão”, projeto da Sejusc que promove autonomia e qualidade de vida a Pessoas com Deficiência (PcD). Uma das competidoras, Maria Souza, de 9 anos, teve um notável desenvolvimento pessoal em suas atividades cotidianas graças às atividades psicomotoras desenvolvidas no projeto.

Regina Souza acompanhou a neta no Festival Paradesportivo. Ela disse estar feliz em ver a criança incluída no projeto e superando o preconceito. Regina enfatiza que, apesar das dificuldades, Maria se destaca nas atividades e celebra essa oportunidade de inclusão.

>O evento reuniu participantes do projeto “Mais Inclusão”
O evento reuniu participantes do projeto “Mais Inclusão”

“É muito satisfatório para uma criança que tem deficiência participar da brincadeira, ser incluída também agrega para o seu desenvolvimento. Apesar de todas as barreiras de preconceito, para mim é uma alegria ela estar incluída nesse projeto, porque ela já se desenvolveu muito”, comemora Regina.

A iniciativa visa envolver ativamente o público PcD no ambiente esportivo e faz parte das atividades que integram a campanha “Setembro Verde”, voltada à inclusão de pessoas com deficiência em todos os espaços.

O secretário adjunto da SePcD, Adriano Reis, destacou que, além das atividades realizadas no evento, a Sejusc trabalha continuamente para promover a inclusão e garantir os direitos das PcD.

“A gente reforça para toda a população que o Setembro Verde é um mês emblemático de luta pela inclusão da pessoa com deficiência. E a gente entende que tem que ser o ano todo, todos os dias, a gente tem que estar promovendo e garantindo os direitos dessas pessoas”, frisa Reis.

>O evento reuniu participantes do projeto “Mais Inclusão”
O evento reuniu participantes do projeto “Mais Inclusão”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 11h04 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 34°

Thu 35°C 23°C
Fri 35°C 24°C
Sat 35°C 24°C
Sun 35°C 25°C
Mon 35°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio