
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (13) debate sobre a situação dos quilombolas no Brasil. Serão realizadas três mesas-redondas abordando os seguintes temas:
Confira a programação e os convidados
A deputada Reginete Bispo (PT-RS), uma das autoras do pedido para a realização do debate, destaca que o Censo de 2022 mostrou que Brasil tem 1,32 milhão de quilombolas, residentes em 1.696 municípios. Essa foi a primeira vez que o estudo do IBGE fez esse recorte populacional.
"Nosso debate tem como objetivo refletir sobre a importância da produção de dados oficiais pelo Brasil e os desafios de pensar políticas públicas para a população quilombola, compreendendo sua diversidade territorial e os desafios do debate sobre o acesso à terra", afirmou Reginete Bispo.
Para a deputada Luizianne Lins (PT-CE), que também sugeriu o debate, a luta quilombola existe e resiste a partir da fundamental participação feminina e, por isso, "é necessário fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres quilombolas, à desigualdade racial, social, de gênero, geração e etnia, e a defesa de seus territórios".
O debate será realizado às 14h30, no plenário 9.
Câmara Comissão aprova projeto que amplia mecanismo de ajuste de carbono nas fronteiras
Câmara Comissão aprova política de incentivo à arte produzida por pessoas com deficiência
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que regulamenta profissão de coletor de lixo
Câmara Comissão aprova criação de plataforma de teleatendimento psicológico para comunidades escolares
Câmara Comissão aprova prioridade para teste do pezinho e outros exames de triagem neonatal
Câmara Controle sobre as próprias informações é a base da soberania contemporânea, afirma presidente do IBGE
Câmara Comissão aprova proposta que amplia exigências para praias ganharem selo de acessibilidade
Câmara Controle sobre as próprias informações são a base da soberania contemporânea, afirma presidente do IBGE
Câmara Comissão discute recontratação de demitidos de subsidiárias da Petrobras e da Dataprev Mín. 23° Máx. 32°