Friday, 19 de April de 2024
29°

Chuvas esparsas

Manaus, AM

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que assegura teste para alergia alimentar no SUS e em planos de saúde

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados O relator, deputado Célio Silveira A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei estabe...

26/05/2023 às 11h35
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
O relator, deputado Célio Silveira - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
O relator, deputado Célio Silveira - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei estabelecendo a cobertura, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, do teste de provocação oral, ou outro teste considerado “padrão ouro de referência”, para o diagnóstico de alergias alimentares.

O teste consiste em expor uma pessoa ao alimento suspeito de lhe causar alergia, em circunstâncias controladas e em ambiente médico.

O Projeto de Lei 2840/19 é do ex-deputado Igor Kannário (BA) e foi relatado pelo deputado Célio Silveira (MDB-GO), que recomendou a aprovação.

“A proposta tem evidente mérito para a saúde pública, uma vez que o acesso a este exame no nosso sistema é bastante limitado, restrito a alguns estados e municípios que tomaram a iniciativa de incluí-lo”, disse Silveira.

O relator acrescentou um dispositivo à proposta estabelecendo que o teste de provocação oral observará protocolos clínicos baseados em evidências científicas e validados por associações de especialistas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 10h12 - Fonte: ClimaTempo
29°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 28°

Sat 29°C 23°C
Sun 30°C 23°C
Mon 30°C 23°C
Tue 28°C 24°C
Wed 27°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio