
No início da manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Civil do Pará deflagrou de forma sincronizada uma nova fase da operação “Bloqueio”. A ação deu cumprimento a mandados de prisão preventiva contra investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, ameaça, associação criminosa, extorsão e estupro qualificado.
A iniciativa aconteceu por intermédio da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, da Delegacia de Abaetetuba, da Delegacia de Homicídios (DH) de Abaetetuba e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Abaetetuba. Apoiaram a ação as Delegacias de Vila dos Cabanos, Barcarena, Moju, Igarapé-Miri e Acará e equipes da Polícia Militar.
O resultado foram 15 pessoas presas, informa o delegado Mhoab Khayan, superintendente da região. “A investigação iniciou para desarticular de forma definitiva a ação de uma facção criminosa que atua no tráfico ilícito de entorpecentes, ameaçando e extorquindo de forma sistemática comerciantes locais e agentes políticos da região, condutas que atentam contra a livre iniciativa econômica e o livre e democrático exercício da atividade política no Baixo Tocantins".
"Após a expedição das ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara de Juiz das Garantias das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, nós pudemos deflagrar a operação que contou com a participação de todas as unidades que compõem a superintendência, bem como com equipes da Polícia Militar”, destacou o delegado Mhoab.
Investigação contínua
Durante a operação “Impulsus 8”, deflagrada em 28 de agosto deste ano, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, ocasião em que foram apreendidas substâncias entorpecentes e diversos aparelhos celulares.
“Com o aprofundamento das investigações decorrente da análise probatória, foi possível deflagrar a segunda fase da operação ‘Bloqueio’. No decorrer desta manhã, conseguimos apreender cinco aparelhos celulares que subsidiarão novas fases da operação. Um dos alvos, capturado na Comunidade de Beja, em Abaetetuba, embora não figurasse como investigado da operação principal, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão em aberto pela prática do crime de estupro qualificado, oriundo do Juízo da Comarca de Barcarena”, continuou.
Os capturados foram conduzidos à sede da Delegacia de Abaetetuba para a formalização dos procedimentos legais de comunicação de prisão ao Poder Judiciário e posteriormente serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
“As diligências prosseguem visando a localização e captura de outras nove pessoas que estão foragidas. Quaisquer informações que possam auxiliar os trabalhos policiais podem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia, pelo número 181, ou pelo WhatsApp da atendente virtual ‘Iara’, no número (91) 3210-0181, com garantia de sigilo e anonimato”, finalizou o delegado Mhoab Khayan.
Texto: Jeniffer Terra - Ascom PCPA
SUSTENTABILIDADE Pará registra menor taxa de desmatamento da história
SAÚDE Hospital de Clínicas celebra o mês das crianças com programação especial
SAÚDE Profissionais de saúde pública do Estado concluem especialização do Sírio-Libanês
GESTÃO Igepps conquista certificação e Pará fica entre líderes na gestão previdenciária no País
CONHECIMENTO Empresas do PCT Guamá aprovam projetos em chamada de inovação da Finep
EDUCAÇÃO Governo do Estado entrega Escola Maria Hyluiza Pinto Ferreira, em Curuçá
EDUCAÇÃO Governadora Hana Ghassan entrega Escola Maria Hyluiza Pinto Ferreira, em Curuçá
SEMANA DA CRIANÇA Usina da Paz Cabanagem recebe programação do MPPA voltada à proteção e convivência de crianças e adolescentes
LAZER Parque Estadual do Utinga celebra mês das crianças com programação especial de educação ambiental e lazer Mín. 26° Máx. 41°