
As miniconferências temáticas para a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) 2027–2037 tiveram início nesta terça-feira (6) e seguem até a próxima quarta-feira (21), com transmissão pelo canal da Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa busca reunir contribuições da comunidade educacional e da sociedade civil para a definição de objetivos, metas e estratégias que orientarão a educação em Rondônia pelos próximos dez anos.
Os encontros abordam temas, como: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Integral e Digital, Diversidade e Inclusão, Estrutura da Educação Básica e Valorização Profissional. As atividades contam com mediadores e palestrantes convidados com experiência nas respectivas áreas e disponibilizam links para o envio de contribuições.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e a sociedade para o fortalecimento da educação pública. “Ouvir quem conhece de perto a realidade das escolas é essencial para identificar prioridades e construir caminhos que atendam às necessidades dos estudantes e dos profissionais da educação. A participação da sociedade amplia esse diálogo e contribui para decisões mais alinhadas à realidade de Rondônia.”
A secretária-adjunta de educação, Valéria Ximenes destacou a importância da participação coletiva na elaboração do Plano Estadual de Educação e convidou os profissionais da educação e a sociedade civil para contribuírem com as discussões. “A participação de todos é fundamental para construirmos um plano que considere as necessidades da educação em Rondônia e, por isso o convite foi direcionado aos professores, gestores, estudantes, instituições de ensino e toda a sociedade a fim de acompanharem as miniconferências e compartilharem suas contribuições para o planejamento da educação nos próximos dez anos.”
PARTICIPAÇÃO
Podem participar professores, gestores, profissionais da educação, representantes de escolas públicas e privadas, secretarias municipais de educação, sindicatos, fóruns, universidades, institutos federais e movimentos sociais. A mobilização também prevê a organização de grupos de discussão nas instituições para debater os temas e formular propostas antes dos encontros.
A programação inclui atividades sobre o PEE-RO 2027–2037, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Superior, Diversidade e Inclusão, Educação Integral e Digital, Educação Infantil, Alfabetização, Educação Profissional e Tecnológica, Estrutura da Educação Básica, participação social no planejamento e na gestão educacional e Valorização Profissional. Os links para acompanhar as palestras e encaminhar contribuições estão disponíveis nos canais da Mediação Tecnológica da Seduc.
Fonte
Texto: Isabelly Rodrigues sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Isabelly Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia
SUSTENTABILIDADE Pará registra menor taxa de desmatamento da história
SAÚDE Hospital de Clínicas celebra o mês das crianças com programação especial
SAÚDE Profissionais de saúde pública do Estado concluem especialização do Sírio-Libanês
GESTÃO Igepps conquista certificação e Pará fica entre líderes na gestão previdenciária no País
CONHECIMENTO Empresas do PCT Guamá aprovam projetos em chamada de inovação da Finep
EDUCAÇÃO Governo do Estado entrega Escola Maria Hyluiza Pinto Ferreira, em Curuçá
EDUCAÇÃO Governadora Hana Ghassan entrega Escola Maria Hyluiza Pinto Ferreira, em Curuçá
SEMANA DA CRIANÇA Usina da Paz Cabanagem recebe programação do MPPA voltada à proteção e convivência de crianças e adolescentes
LAZER Parque Estadual do Utinga celebra mês das crianças com programação especial de educação ambiental e lazer Mín. 26° Máx. 41°