Wednesday, 14 de October de 2026
31°

Tempo nublado

Manaus, AM

Geral SEGURANÇA PÚBLICA

Segup coordena operação integrada com 550 agentes para show de Frei Gilson no Círio Musical

Esquema de segurança inclui policiamento ostensivo, monitoramento por câmeras e as e fiscalização do trânsito no entorno da Praça Santuário de Nazaré

14/10/2026 às 12h28
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena, nesta quarta-feira (14), a operação integrada de segurança para o show de Frei Gilson, durante a programação do Círio Musical 2026, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), em Belém.

O planejamento prevê a mobilização de 550 agentes de segurança e fiscalização, de diferentes órgãos estaduais e municipais, para garantir a ordem pública, a proteção dos participantes e a organização do entorno do evento, que tem expectativa de reunir milhares de pessoas.

A operação contará com 46 viaturas de quatro rodas, 22 motocicletas, oito cavalos para policiamento montado, além de uma ambulância e uma viatura de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, destaca que o planejamento integrado busca assegurar a tranquilidade dos fiéis e a capacidade de resposta das equipes durante toda a programação.

“Estamos mobilizando nossas forças de segurança e trabalhando de forma integrada para garantir que os fiéis possam participar desse momento com tranquilidade. O planejamento envolve policiamento ostensivo, monitoramento, prevenção de ocorrências e atendimento rápido à população. Nossa prioridade é proteger as pessoas e manter a organização antes, durante e após o evento”, afirmou o secretário.

Policiamento e atuação integrada

A Polícia Militar do Pará (PMPA) fará o policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado, além do emprego de tropas especializadas no entorno da Praça Santuário. A corporação também contará com um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) instalado ao lado do espaço.

A Polícia Civil do Pará (PCPA) reforçará o atendimento na Praça Santuário, com equipes destinadas ao registro de ocorrências na Quadra Nazarena, além de suporte na Seccional Urbana de São Brás.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará vai realizar vistorias técnicas nas estruturas, atuará no controle dos acessos para prevenir a superlotação e estará preparado para prestar atendimento pré-hospitalar e socorro de urgência.

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) atuará na organização e fiscalização do trânsito nas vias do entorno, com equipes e guinchos para a retirada de veículos estacionados irregularmente, quando necessário.

A operação também contará com a Guarda Municipal de Belém (GMB), a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), que atuarão no ordenamento dos espaços públicos, na proteção patrimonial e na fiscalização do comércio ambulante.

Monitoramento em tempo real

Para reforçar a coordenação das equipes, será instalado um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. A estrutura permitirá o acompanhamento da operação e o apoio à atuação integrada dos órgãos de segurança.

O Centro Integrado de Operações (CIOp) também realizará o monitoramento em tempo real por meio de câmeras e totens instalados em pontos estratégicos, acompanhando a movimentação de pessoas e o fluxo do transporte público. As informações auxiliarão no direcionamento das equipes e no despacho de ocorrências por meio do canal de emergência 190.

Não há previsão de interdição total das vias no entorno do Círio Musical. Eventuais interdições e desvios poderão ser realizados somente se houver necessidade, conforme avaliação da autoridade de trânsito e as condições de circulação e movimentação do público.

Serviço

O show está previsto para começar às 20h, com término estimado para as 22h e dispersão do público até as 23h. Os portões voltados para a avenida Nazaré e para a frente da Basílica permanecerão abertos para a entrada dos participantes, enquanto outros dois acessos serão destinados exclusivamente à saída.

Para quem não conseguir entrar na área interna da praça, haverá telões no entorno para acompanhar a transmissão da apresentação.

Texto: Bianca Botelho - Ascom Segup

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários