Sábado, 10 de Junho de 2023
°

Geral Funarte

Funarte MG apresenta a montagem “Titiksha”, nos dias 27 e 28 de maio

Uma oficina de dança também será ministrada no espaço mineiro. Ações foram contempladas no Edital Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022

25/05/2023 às 09h30
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Cena da montagem da Nalini Cia. de Dança - (Foto: Fred Gustavos)
Cena da montagem da Nalini Cia. de Dança - (Foto: Fred Gustavos)

"Resiliência é um conceito relacionado a tolerância de uma pessoa diante daquilo que lhe castiga ou abate", explica a Nalin Cia. de Dança sobre a criação de “Titiksha”. A obra é um solo de dança contemporânea, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, no Complexo Cultural Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte. Além da apresentação também será realizada a oficina de “Contato Improvisação”, no dia 28 de maio, das 14h às 16h. As atividades são gratuitas e foram contempladas no Edital Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022.

No sânscrito (escrituras do conhecimento milenar védico da Índia) um conceito semelhante à resiliência é Titiksha, que também pode indicar “uma resistência indulgente como reação contra aquilo que pretende aniquilar a natureza de um indivíduo”, define a companhia de dança.

O espetáculo busca abordar o conceito de resiliência, partindo de um contexto histórico da humanidade, onde vários povos foram e são forçados a abandonarem suas origens (crenças, costumes e culturas). A montagem de dança contemporânea procura personificar este conceito de Titiksha, vislumbrando uma espécie de guerreira mística em movimento, que é a força desse desejo de manter a essência de um ser vivo, seja este uma planta, animal, pessoa, povo ou tradição.

A partir da leitura da resiliência de povos explorados, a personagem Titiksha vai tomando forma até poder representar a força e a poesia de todo e qualquer ser que confronta a necessidade de manter a sua essência diante de um mundo opressor. De acordo com a Nalini Cia. de Dança, a inspiração inicial do tema do solo veio da história de Ajuricaba, um índio guerreiro da tribo dos Manaós, que lutou contra a dominação de colonizadores que escravizavam os índios da região. Conta a história que, após muita resistência, ele foi capturado e acorrentado. Ao ser transportado para ser vendido como escravo, se jogou no rio, preferindo a morte do que ser escravizado.

Serviço:

Espetáculo “Titiksha”, da Nalini Cia. de Dança

Dia 27 de maio, sábado, às 20h
Dia 28 de maio, domingo, às 19h (intérprete de Libras)

Entrada gratuita(retirada dos ingressos com até 40 minutos de antecedência na bilheteria do espaço)

Classificação: 10 anos
Duração: 42 minutos

Oficina “Contato Improvisação”

Dia 28 de maio, domingo, das 14h às 16h

Entrada gratuita

Atividade conta com a participação de um intérprete de Libras

Mais informações: naliniciadanca@gmail.com

Ficha técnica:
Direção e produção: Valeska Vaishnavi e Erick Galdino
Coreografia e interpretação: Valeska Vaishnavi
Trilha sonora original: Erick Galdino
Figurino: Erick Galdino e Valeska Vaishnavi
Criação de maquiagem: Erick Galdino e Estellita M’ Lamou
Desenho de luz: Valeska Vaishnavi e Sérgio Galvão
Iluminação cênica: Gandha Leite
Criação de cenário: Erick Galdino
Produtor: Heleno Silva

Local:Complexo Cultural Funarte MG
Rua Januária 68, Centro - Belo Horizonte (MG)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários