
A Prefeitura de Parintins intensificou o convite para a população da zona rural participar das pré-conferências que antecedem a 8ª Conferência Municipal de Saúde. A mobilização ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, que estão realizando uma força-tarefa nas comunidades rurais para ampliar a participação popular.
A programação das pré-conferências inicia neste sábado, 25 de abril, contemplando comunidades como Vila Amazônia, São Tomé, Maranhão/Tracajá e Zé Açu. Já no dia 9 de maio, a mobilização segue para a zona rural indígena, alcançando localidades como Nova Alegria, Valéria, Mocambo e Caburi.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, destacou o esforço conjunto das instituições e convocou os moradores do interior a participarem do processo. "A população toda da Zona Rural está sendo convidada. O Conselho Municipal de Saúde está numa força-tarefa aqui junto com a Secretaria de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Parintins, o prefeito Mateus e a vice-prefeita Vanessa. Então vamos fazer uma grande conferência e a população da zona rural realmente precisa participar”, afirmou.
As atividades fazem parte da preparação para a 8ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 5 e 6 de junho, com o tema “Saúde Pública em Parintins: soberania, cuidado com o povo e fortalecimento do SUS”.
De acordo com o secretário de saúde Clerton Rodrigues, o objetivo das pré-conferências é reunir propostas e ouvir as demandas das comunidades, garantindo que as decisões da conferência municipal representem a realidade tanto da área urbana quanto da zona rural e indígena do município. A expectativa, segundo ele, é ampliar a participação popular e fortalecer o debate sobre o futuro da saúde pública em Parintins, com foco na melhoria dos serviços e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Texto e Fotos: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Parintins - AM Alvorada do Boi Garantido aquece o comércio e leva multidão às ruas de Parintins
Parintins - AM Segunda edição do TJAM de Portas abertas amplia acesso ao judiciário
Parintins - AM Prefeito de Parintins Mateus Assayag vistoria obra da primeira Maternidade do Baixo Amazonas
Parintins - AM Projeto “Escola que Recicla” inicia coleta de 2026 com participação de 31 escolas em Parintins
Parintins - AM Fiscalização, educação e fluidez: Prefeitura de Parintins e EMTT ampliam serviços no trânsito
Parintins - AM UBS Aldrin Verçosa atinge 80% de conclusão e entra na fase final de reforma e ampliação
Parintins - AM Parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins garante mil cirurgias de catarata para o Baixo Amazonas
Parintins - AM Obra do Ginásio Poliesportivo da Vila Amazônia é concluída e aguarda inauguração
Parintins - AM Prefeitura reforça serviços de recuperação asfáltica em bairros de Parintins Mín. 23° Máx. 31°