
Ação busca qualificar atendimento com testes rápidos e acesso a medicamentos

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Dando continuidade às ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/Aids, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quinta-feira (09/04), visita técnica ao Serviço de Pronto Atendimento do Coroado (SPA Coroado). A atividade integra o cronograma de acompanhamento das unidades de saúde e tem como foco avaliar a estrutura local e ampliar o oferecimento da profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV.
A ação faz parte da programação anual da FVS-RCP, direcionada ao aperfeiçoamento dos fluxos de vigilância e à ampliação do acesso a testes rápidos e medicamentos. O atendimento é destinado a pessoas que necessitam da PEP após situações como acidentes com materiais perfurocortantes, violência sexual ou exposição em relações desprotegidas.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa contribui para fortalecer a rede de atendimento e facilitar o acesso oportuno à profilaxia. “As visitas técnicas permitem identificar demandas, qualificar os serviços e ampliar as estratégias de prevenção em pontos estratégicos da rede de saúde”, destacou.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de HIV e outras IST do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Rodrigo Pedroza, ampliar a oferta de PEP em unidades de urgência e emergência é fundamental para reduzir o risco de infecção pelo HIV em situações de exposição. “Com fluxos mais organizados e a disponibilidade de insumos e medicamentos, conseguimos oferecer um atendimento mais ágil e resolutivo para quem precisa”, afirmou.
Com a ação, a FVS-RCP também pretende fortalecer a oferta desse serviço nos pontos de urgência e emergência, como prontos atendimentos, unidades hospitalares 24 horas e maternidades. A medida evita deslocamentos desnecessários da população e amplia o acesso a essa estratégia de prevenção combinada.
Saúde Conselho pede ao MPSP apuração de venda de medicamentos em máquinas
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP Mín. 23° Máx. 34°