
Exibição de três curtas-metragens acontece a partir das 18h30, nesta sexta-feira (20/02)

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O projeto Cinema de Arte realiza, nesta sexta-feira (20/02), a partir das 18h30, uma sessão especial no Cine Teatro Guarany, localizado na Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos. O Cine Teatro Guarany é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Na programação da noite, serão exibidos três curtas-metragens dirigidos por Fábio B. Reis, que exploram temas como relações afetivas, memória e convivência.
O primeiro filme da sessão é “Amortecer” (2021), com duração de 3 minutos e 55 segundos e classificação livre. A obra acompanha um casal recém-casado que passa a morar junto em meio ao auge da pandemia de Covid-19.


FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Em seguida, será exibido “Quem Te Viu, Quem Te Vê” (2023), com 19 minutos e 15 segundos e classificação indicativa de 12 anos. O curta apresenta a história de um jovem que reencontra, de forma inesperada, sua ex-namorada em um restaurante, justamente no momento em que celebrava uma ocasião especial com amigos. O encontro desperta lembranças e emoções não resolvidas, já que ele nunca superou o término, e ela está acompanhada de outro homem.
Encerrando a sessão, será lançado “Para Sempre, Mamãe!” (2025), com duração de 36 minutos e 22 segundos e classificação livre. A narrativa acompanha Clara, uma dona de casa que dedica seus dias aos cuidados da mãe idosa, Dona Helena, que enfrenta a perda gradual de memória causada pelo Alzheimer. Cansada da rotina solitária e da ausência dos irmãos, Clara toma uma atitude extrema ao anunciar falsamente a morte da mãe, na tentativa de reunir a família e obter apoio.
A iniciativa busca ampliar o acesso ao cinema independente e incentivar o público a prestigiar produções autorais em um dos espaços culturais mais tradicionais da cidade.
Festival Sou Manaus Sou Manaus 2026 abre com multidão, grandes shows e celebração da música amazônica no Centro Histórico INTERIOR ItaFolc 2026 termina com recorde de público em Itacoatiara Maior festival de folclore da cidade consagrou os vencedores desta edição, segundo a Prefeitura de Itacoatiara
Manaus Prefeito Renato Junior anuncia programação oficial do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’ nesta segunda-feira, 24/8
Festival de Cirandas Wendy Lady fará história como a primeira cantadora trans do Festival de Cirandas de Manacapuru Patrimônio da Unesco Teatro Amazonas é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO Reconhecimento projeta a cultura amazônica para o mundo
Underground Cena independente celebra o Dia Mundial do Rock com a 4ª edição do Underground Festival
Amazonas Exposição Memórias da Copa revive conquista do pentacampeonato na Biblioteca Pública do Amazonas
Amazonas Curral do Garantido transforma o sambódromo em grande celebração da cultura popular amazonense Mín. 25° Máx. 38°