
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) retirou o teste de baliza da prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.
Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira (26) e, segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.
Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.
Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.
Acre Idaf moderniza regras para o trânsito de animais e autoriza uso da GTA digital no Acre
Acre Com presença da governadora Mailza, ação do Outubro Rosa oferece serviços de saúde, cidadania e assistência social às mulheres em Rio Branco
SAÚDE Sespa detalha o funcionamento das unidades estaduais de saúde no feriadão de finados
OUTUBRO ROSA Santa Casa oferece orientação, atendimento e exames na campanha de prevenção ao câncer de mama
Acre Escola Estadual de Defesa do Consumidor conclui primeira capacitação sobre mercado de combustíveis no Acre
CAPACITAÇÃO Governo do Estado conclui curso de empregabilidade na Usina da Paz Jurunas Condor
FERIADÃO Funcionamento das Usinas da Paz terá alterações nos feriados do Dia do Servidor Público e de Finados
Acre Centro de Atenção à Saúde do Servidor completa dois anos com mais de 15 mil atendimentos e histórias de acolhimento aos servidores acreanos
Acre Procon cobra esclarecimentos sobre continuidade de obras de eletrificação em comunidades rurais de Feijó Mín. 26° Máx. 33°