
Para manter jardins bem tratados o ano todo, o Porto do Pecém, no Ceará, adotou uma solução inteligente e sustentável: a água vinda da estação de tratamento de esgoto é reutilizada na irrigação de áreas verdes. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com a entrega do Selo de Sustentabilidade na categoria Bronze.
Seis jardins são abastecidos diariamente. Cada um possui uma cisterna com capacidade para 3 m³ (o equivalente a 3 mil litros), que recebe água da estação de tratamento de esgoto e até de drenos de ar-condicionado. O volume é usado na limpeza e manutenção das áreas verdes.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras. Além de garantir o reaproveitamento da água, a ação reforça a conscientização sobre o bom uso dos nossos recursos naturais”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras"Silvio Costa Filho
O sistema de reuso do Porto do Pecém apresenta uma capacidade instalada de até 1.200 m³/mês. Em 2025, cerca de 15 m³ diários (15 mil litros/dia) foram destinados à irrigação de áreas verdes, o que corresponde a 37,5% da capacidade total do sistema. A administração vem intensificando a distribuição das áreas atendidas com o reuso para diminuir o consumo de água potável e promover maior eficiência hídrica ao complexo, usando também em vasos sanitários os efluentes tratados.
O gerente de Manutenção do Complexo do Pecém,Marco Ximenes, explica que, por ser um porto offshore, ou seja, em alto-mar, há um grande impacto gerado pela atividade portuária, e que buscam manter projetos de sustentabilidade que reduzam esses efeitos.
“O reaproveitamento da água despertou a criatividade na nossa equipe, que é provocada a pensar em outras práticas sustentáveis”, afirma o gerente.
Entre as iniciativas em gestação, está o reaproveitamento dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto para fins de compostagem. “Será implantado um projeto-piloto este ano para que o material sólido da estação de tratamento e os restos de alimentos do nosso restaurante se transformem em adubo para os jardins, fechando um ciclo sustentável de manutenção”, conclui Ximenes.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Acre Idaf moderniza regras para o trânsito de animais e autoriza uso da GTA digital no Acre
Acre Com presença da governadora Mailza, ação do Outubro Rosa oferece serviços de saúde, cidadania e assistência social às mulheres em Rio Branco
SAÚDE Sespa detalha o funcionamento das unidades estaduais de saúde no feriadão de finados
OUTUBRO ROSA Santa Casa oferece orientação, atendimento e exames na campanha de prevenção ao câncer de mama
Acre Escola Estadual de Defesa do Consumidor conclui primeira capacitação sobre mercado de combustíveis no Acre
CAPACITAÇÃO Governo do Estado conclui curso de empregabilidade na Usina da Paz Jurunas Condor
FERIADÃO Funcionamento das Usinas da Paz terá alterações nos feriados do Dia do Servidor Público e de Finados
Acre Centro de Atenção à Saúde do Servidor completa dois anos com mais de 15 mil atendimentos e histórias de acolhimento aos servidores acreanos
Acre Procon cobra esclarecimentos sobre continuidade de obras de eletrificação em comunidades rurais de Feijó Mín. 26° Máx. 33°