
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA) , recebeu na manhã desta segunda-feira (12) um importante aporte para fortalecer o programa de arborização urbana do município. Ao todo, foram entregues 890 mudas de espécies nativas, além de insumos que irão garantir a execução das ações de plantio e manutenção em diversos bairros da cidade.
Entre as espécies recebidas estão andiroba, ingá xixica, jutairana, mungubarana, lofantera, ipê, castanheira e pau-pretinho, todas fundamentais para a recomposição da cobertura vegetal e o fortalecimento da biodiversidade urbana. A Secretaria também recebeu substrato e composto orgânico em sacos de 50 quilos, além de 140 litros de gasolina, destinados ao apoio logístico das equipes técnicas.
Esses recursos são provenientes da Emenda Parlamentar Impositiva nº 004/2024, de autoria do vereador Josenaldo Batista Lima, que destinou investimentos específicos para a aquisição de mudas, adubos e outros insumos voltados à arborização urbana. A iniciativa prioriza áreas públicas e bairros com maior déficit de cobertura vegetal.
A ação tem como objetivo promover a arborização urbana de Parintins por meio do plantio, manejo e manutenção de espécies nativas, aliando educação ambiental e participação comunitária. A proposta busca minimizar os impactos das ilhas de calor urbano, reduzir a sensação térmica, melhorar a qualidade do ar e ampliar áreas de sombra, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população.
Nos últimos anos, o município tem enfrentado temperaturas mais elevadas e mudanças no regime de chuvas, fenômenos associados às mudanças climáticas. A ampliação da arborização é considerada uma estratégia eficaz de adaptação climática, favorecendo a melhoria do microclima e o aumento da umidade do ar.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, destacou a importância da parceria institucional para o avanço do programa. “A Prefeitura de Parintins trabalha continuamente a arborização urbana. Neste ano, contamos com uma emenda impositiva do vereador Josenaldo Lima, que garantiu recursos para a aquisição de mudas, adubos e outros insumos. Recebemos 890 mudas de diversas espécies que vão compor o patrimônio arbóreo do município”, afirmou.
Segundo o secretário, o plantio das mudas já está sendo realizado, aproveitando o período chuvoso da região, considerado o mais adequado para garantir o desenvolvimento das plantas. Ele também reforçou o pedido de colaboração da população. “Pedimos cuidado e zelo com essas mudas. Elas representam patrimônio público, envolvem recursos públicos e são para o bem de toda a cidade”, concluiu.
Texto e Fotos: Stephany Farias - SEDEMA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Parintins - AM Alvorada do Boi Garantido aquece o comércio e leva multidão às ruas de Parintins
Parintins - AM Segunda edição do TJAM de Portas abertas amplia acesso ao judiciário
Parintins - AM Prefeito de Parintins Mateus Assayag vistoria obra da primeira Maternidade do Baixo Amazonas
Parintins - AM Projeto “Escola que Recicla” inicia coleta de 2026 com participação de 31 escolas em Parintins
Parintins - AM Fiscalização, educação e fluidez: Prefeitura de Parintins e EMTT ampliam serviços no trânsito
Parintins - AM UBS Aldrin Verçosa atinge 80% de conclusão e entra na fase final de reforma e ampliação
Parintins - AM Parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins garante mil cirurgias de catarata para o Baixo Amazonas
Parintins - AM Obra do Ginásio Poliesportivo da Vila Amazônia é concluída e aguarda inauguração
Parintins - AM Prefeitura reforça serviços de recuperação asfáltica em bairros de Parintins Mín. 23° Máx. 32°