
Trabalhos selecionados integrarão a programação científica do maior debate sobre planejamento público do país

Fotos: Divulgação/ Conseplan
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) convida servidores públicos, pesquisadores, estudantes e profissionais do Amazonas a participarem do 2º Congresso do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), a ser realizado de 5 a 7 de maio de 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Com o tema “Planejamento e Governança Federativa para o Desenvolvimento Nacional”, o congresso é considerado o maior espaço de debate sobre planejamento público no país e reunirá especialistas, gestores públicos e instituições de todas as regiões do Brasil. As inscrições e a submissão de artigos técnico-científicos já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial: www.congressoconseplan2026.com.br.
Para a chefe do Departamento de Planejamento da Sedecti, Arlete Viana, a participação do Amazonas no evento é estratégica para fortalecer o protagonismo do estado nos debates nacionais sobre desenvolvimento, inovação, políticas públicas e governança federativa, além de valorizar a produção científica e técnica local.


Fotos: Divulgação/ Conseplan
“A participação do Amazonas é essencial para a ampliação da nossa visão e promoção do desenvolvimento do Estado. Por meio dos artigos científicos, buscamos subsidiar políticas públicas mais eficazes e fortalecer a governança local”, afirma Arlete.
A programação contará com três dias de conferências, painéis temáticos, apresentações de artigos científicos e exposição de boas práticas de estados e municípios, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções integradas para o setor público.
De acordo com o presidente do Conseplan, Fabrício Marques, secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, o congresso busca aproximar conhecimento técnico e experiências concretas. “Será um espaço estratégico para o futuro do planejamento no Brasil, com o objetivo de transformar boas ideias em ações que façam diferença na vida das pessoas”, destaca.


Fotos: Divulgação/ Conseplan
Eixos temáticos
Os debates e trabalhos científicos estarão organizados em quatro grandes eixos: Planejamento governamental: institucionalização e continuidade; Reforma tributária e impactos no financiamento de políticas públicas; Estrutura organizacional, transformação administrativa e carreiras no planejamento e orçamento; Planejamento transversal e arranjos federativos para o desenvolvimento.
Submissão de artigos
Os artigos poderão ser inscritos em dez áreas temáticas, abrangendo desde planejamento de longo prazo até governança, federalismo e agendas transversais no planejamento-orçamento. Os trabalhos selecionados integrarão a programação científica do congresso.
Cronograma
O cronograma do evento prevê o encerramento das submissões dos resumos no dia 23 de janeiro de 2026. A avaliação pelo Comitê Técnico-Científico ocorrerá de 2 de fevereiro a 1º de março de 2026, com divulgação dos resumos selecionados em 6 de março. A versão final dos trabalhos deverá ser enviada até 6 de abril de 2026, e a divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 13 de abril. As apresentações dos trabalhos acontecerão nos dias 6 e 7 de maio de 2026.
Economia Conselho aprova pedido de recuperação extrajudicial da Braskem
Economia Saiba mais sobre acordo para facilitar comércio eletrônico no Mercosul
Economia Receita libera consulta ao último lote de restituição do IR 2026 Mín. 22° Máx. 37°