
O sonho de fazer parte de uma equipe profissional de futebol feminino uniu meninas parintinenses de 13 a 20 anos no estádio Tupi Cantanhede na tarde deste sábado, 03 de janeiro. Em uma seletiva promovida pelo clube São Raimundo de Manaus, em parceria, com a Prefeitura de Parintins, mais de 20 meninas estiveram em campo em busca de uma carreira.
A seletiva em Parintins contou com a presença de uma equipe técnica do São Raimundo: o coordenador geral de futebol de base, o parintinense Delmo Monteiro, o analista de desempenho Leandro Coimbra e o gestor de futebol feminino Heraldo Junior. O grupo conversou, orientou, coordenou atividades e avaliou a atuação das atletas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que poderão fazer parte do clube na capital do Amazonas.
A peneira de atletas contou com apoio da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que disponibilizou logística de transporte e estadia, equipamentos, profissionais e locação para a seletiva. Acadêmicos da UFAM, UNOPAR e UNIGRANDE também colaboraram, contando ainda com apoio do vereador Julvan Medeiros.
“São meninas que têm vivência no futebol. Então, a gente agradece o incentivo da Prefeitura de Parintins, através do prefeito Mateus Assayag, quando soube que o São Raimundo teria esse interesse de vir em Parintins, ele deixou à disposição e dar toda a estrutura de material, de espaço, de alojamento para os professores que vieram fazer essa peneira, que é uma forma de incentivar ainda mais o futebol feminino”, disse o secretário de esporte de Parintins, Luan Cavalcante.
Seletiva e oportunidade
Meninas de diversos bairros de Parintins, comunidades rurais e até de cidades vizinhas participaram da seletiva. Elas passaram por atividades físicas, exercícios técnicos, trabalhos em grupos e finalizaram com jogo coletivo. Todas as etapas tiveram o olhar atento do craque Delmo Monteiro.
Recordando seus primeiros jogos no estádio Tupi Cantanhede, o parintinense Delmo Monteiro destacou a alegria em voltar à sua terra natal e dar a oportunidade às meninas que sonham seguir seus passos. “É muito gratificante, até porque eu queria muito que nessas escolhas nós chegamos até elas e, quem sabe, levar uma parintinense nata. É gratificante demais uma garota vir participar de uma seletiva e conseguir ser aprovada”, revela.
Da comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, no Zé Açu, a atleta Vitória Tavares, 17 anos, foi uma das selecionadas para fazer parte do elenco do São Raimundo que vai disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17. “Eu me sinto muito grata, primeiramente, a Deus, porque sem ele não estava aqui. Eu estou muito feliz de estar participando da primeira seletiva que está tendo em Parintins, vindo do Zé Açu. Foi muita dificuldade para eu chegar até aqui, mas eu estou muito feliz. Eu espero ir mais longe para ter um futuro para mim”, disse emocionada.
Junto com Vitória, as atletas Ágata Santos e Sumaia Marques, da comunidade do Tracajá, também foram selecionadas para o elenco que vai treinar para a disputa do brasileiro sub-17. Além delas, mais doze meninas foram chamadas para treinamento no São Raimundo visando campeonato amazonense e demais eventos esportivos do clube em 2026.
As meninas selecionadas receberam passagens, estadia, alimentação e demais acompanhamento na capital do estado. O clube também se responsabiliza em efetivar matriculas das atletas em escolas de Manaus. Eles entrarão em contato com os pais para concluir o acordo e firmar o primeiro passo na conquista desse sonho tão desejado
Texto e foto: Eldiney Alcântara – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Parintins - AM Alvorada do Boi Garantido aquece o comércio e leva multidão às ruas de Parintins
Parintins - AM Segunda edição do TJAM de Portas abertas amplia acesso ao judiciário
Parintins - AM Prefeito de Parintins Mateus Assayag vistoria obra da primeira Maternidade do Baixo Amazonas
Parintins - AM Projeto “Escola que Recicla” inicia coleta de 2026 com participação de 31 escolas em Parintins
Parintins - AM Fiscalização, educação e fluidez: Prefeitura de Parintins e EMTT ampliam serviços no trânsito
Parintins - AM UBS Aldrin Verçosa atinge 80% de conclusão e entra na fase final de reforma e ampliação
Parintins - AM Parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins garante mil cirurgias de catarata para o Baixo Amazonas
Parintins - AM Obra do Ginásio Poliesportivo da Vila Amazônia é concluída e aguarda inauguração
Parintins - AM Prefeitura reforça serviços de recuperação asfáltica em bairros de Parintins Mín. 23° Máx. 32°