
O governo do estado de São Paulo emitiu alerta para que a população economize água. A medida foi tomada porque as altas temperaturas dos últimos dias provocou o aumento de até 60% do consumo de água no estado, o que tem pressionado o sistema de distribuição, causando a interrupção do fornecimento em alguns bairros.
O pedido é de uso “consciente da água", banhos mais rápidos e evitar desperdícios e o uso para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros. "O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. A colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do abastecimento", diz o alerta.
Nas redes sociais da Sabesp há diversas reclamações sobre a escassez de água. O perfil da Sabesp no X, por exemplo, tem notificações de usuários afirmando que não recebem água em suas residências. Segundo os relatos, há problemas em todas as zonas da capital paulista e até em outras regiões do estado, como no Vale do Paraíba.
A Sabesp se manifestou através de nota. A empresa diz que vem registrando um expressivo aumento no consumo de água em dias de temperaturas elevadas, "o que provoca oscilações pontuais no fornecimento e exige ajustes operacionais constantes na distribuição para garantir o atendimento à população”.
Segundo a companhia, as áreas altas são as mais afetadas na região metropolitana, já que a pressão da rede é menor. As regiões mais baixas, informa a Sabesp, “seguem sendo abastecidas normalmente” .
Num dia de temperatura considerada “normal”, como os da semana passada, a Sabesp produz cerca de 66 mil litros de água por segundo. Nestes últimos dias, diz a empresa, teve de produzir cerca de 72 mil litros por segundo.
Além do calor, o estado de São Paulo passa também por uma crise hídrica em seus mananciais causada pela pouca chuva dos últimos meses.
EXAMES PREVENTIVOS Hospital do Marajó inicia realização de mamografias agendadas durante ação do Outubro Rosa em Breves
APREENSÃO Fiscalização da Sefa apreende cargas irregulares avaliadas em R$ 2,1 milhões
CULTURA E TURISMO Parque Mangal das Garças promove nova edição do Projeto Ecoarte neste domingo (1º)
Acre Idaf moderniza regras para o trânsito de animais e autoriza uso da GTA digital no Acre
Acre Com presença da governadora Mailza, ação do Outubro Rosa oferece serviços de saúde, cidadania e assistência social às mulheres em Rio Branco
SAÚDE Sespa detalha o funcionamento das unidades estaduais de saúde no feriadão de finados
OUTUBRO ROSA Santa Casa oferece orientação, atendimento e exames na campanha de prevenção ao câncer de mama
Acre Escola Estadual de Defesa do Consumidor conclui primeira capacitação sobre mercado de combustíveis no Acre
CAPACITAÇÃO Governo do Estado conclui curso de empregabilidade na Usina da Paz Jurunas Condor Mín. 26° Máx. 33°