
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Entre 1º de janeiro e 21 de agosto, o Amazonas apresentou redução de 43,2% nos casos de dengue, com a confirmação de 3.687 casos da doença. No mesmo período, em 2024, foram 6.487 casos. O monitoramento é realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
No Amazonas, pela FVS-RCP, o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), por meio da Gerência de Arboviroses (Garbo), realiza o monitoramento e dá suporte técnico aos 62 municípios do Amazonas no enfrentamento à dengue.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a redução dos casos reflete o compromisso da Fundação e da população com a prevenção, fortalecendo as ações de enfrentamento. “É fundamental intensificar as medidas de prevenção para garantir que essa redução se mantenha”, enfatiza.
O responsável pelo DVA da FVS-RCP, Elder Figueira, explica que a redução nos casos é reflexo de um esforço coletivo diante da dengue, que é uma doença presente durante todo o ano. “Precisamos manter a vigilância constantemente. Esse trabalho não é apenas do serviço público, mas também da população, que contribui ao eliminar depósitos de água que podem servir de criadouros para o mosquito”, destaca.


A maior quantidade de casos foi registrada em pessoas da faixa etária entre 20 e 39 anos (1.332). Em seguida, aparecem os que têm entre 40 e 59 anos (867), os de 10 a 19 anos (645), menores de 10 anos (493) e os com mais de 60 anos (350).
Levantamento e monitoramento
Uma das estratégias de controle da dengue é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado trimestralmente nos municípios do estado. O estudo mapeia áreas de riscos e permite resposta rápida para o combate à doença.
No segundo levantamento de 2025, que analisou o período de abril a junho, dos 62 municípios do Amazonas, 49 apresentaram a circulação do mosquito Aedes aegypti, sendo 2 de alto risco, 17 médio risco e 30 com baixo risco para dengue.
Os municípios classificados com alto risco demandam atenção redobrada das equipes de saúde e intensificação das ações de prevenção. Nesses locais, a FVS-RCP atua com apoio técnico e logístico, além de supervisionar diretamente as equipes municipais para garantir a eficácia das medidas.
Sintomas e prevenção
A dengue é caracterizada pela dor de cabeça e dor muscular, febre alta, dor na região atrás dos olhos (dor retro-orbital), manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas, vômitos e cansaço extremo.
A prevenção envolve eliminar focos de água parada que possam servir de criadouros para o mosquito, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água. A recomendação é a adoção do checklist semanal, que leva 10 minutos, para identificar e eliminar possíveis criadouros.
Saúde Anvisa mantém suspensão, mas libera parte de lotes de produtos Ypê
Saúde Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
Saúde SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide Mín. 23° Máx. 32°