

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou do Congresso de Assistência Farmacêutica do Amazonas, em Manaus, que segue até esta sexta-feira (15/08). A participação da Fundação ocorreu na quinta-feira (14/08).
Com o tema “Avanços e Perspectivas da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde do Estado do Amazonas”, a iniciativa busca promover debates sobre o fortalecimento da Assistência Farmacêutica no estado, incentivando a troca de experiências e boas práticas entre profissionais de saúde e gestores.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa representa um espaço estratégico para compartilhar soluções e aprimorar políticas públicas, visando que o aprimoramento do acesso e uso racional de medicamentos sejam cada vez mais efetivos.
“Reunir profissionais, gestores e parceiros da saúde em um mesmo espaço nos permite trocar experiências, identificar soluções inovadoras e fortalecer as políticas públicas voltadas à Assistência Farmacêutica”, ressaltou a diretora-presidente da FVS-RCP.
O presidente da SBPFAR, Charleston Ribeiro, reforçou a importância do encontro. “O propósito principal é discutir a realidade local da ciência farmacêutica, compreender os principais desafios e, obviamente, propor soluções para esses desafios”, acrescentou.
Perspectiva da vigilância em saúde


Representando a FVS-RCP, o diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas, Augusto Zany, ministrou palestra sobre a Perspectiva da Vigilância em Saúde do Amazonas.
“A integração da vigilância em saúde do estado do Amazonas com o componente estratégico de assistência farmacêutica é fundamental para o tratamento oportuno das doenças e agravos endêmicos do nosso território, buscando estratégias de acesso e acompanhamento de casos”, afirmou Augusto.
Programação
O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), em parceria com o Governo do Amazonas, e conta com palestras e mesas-redondas para discutir estratégias que assegurem o acesso e o uso racional de medicamentos, contribuindo para o aprimoramento dos serviços farmacêuticos no Serviço Único de Saúde (SUS).
Entre as exposições incluídas na programação do Congresso de Assistência Farmacêutica do Amazonas estão o cuidado e acesso a medicamentos, financiamento da assistência farmacêutica no SUS, otimização de processos e uso racional de medicamentos.
Saúde Anvisa mantém suspensão, mas libera parte de lotes de produtos Ypê
Saúde Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
Saúde SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide Mín. 22° Máx. 32°