
FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Teatro Amazonas foi palco, na terça-feira (12/08), do espetáculo “TA – Sobre ser grande”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), dirigido por Mário Nascimento. Inspirada na palavra “TA” do povo Tikuna, que simboliza grandeza e a conexão entre corpo, território e natureza, a montagem uniu dança, poesia e música eletrônica ao vivo, com trilha assinada pelo DJ Marcos Tubarão.
A apresentação contou com um público diverso, incluindo pessoas de várias regiões do Brasil e de outros países que estavam em Manaus e foram prestigiar o espetáculo.
A pesquisa para o espetáculo começou durante a pandemia e, segundo Mário Nascimento, nasceu com um objetivo claro: ser um alerta. “Não falo só dos Tikuna, mas de todos os povos originários. É um alerta sobre a invasão dos territórios indígenas e sobre a importância que eles têm para a preservação do meio ambiente e da sua própria história”, afirmou o coreógrafo.


Com um elenco formado majoritariamente por artistas amazonenses, cerca de 90%, o CDA se apresentou com intensidade física e expressiva, transformando o palco em um território simbólico que evocava força, resistência e pertencimento. A palavra “TA” foi materializada em movimentos amplos, ritmados e conectados aos sons e paisagens que marcam a vida dos povos da floresta.
Mário também destacou o papel político e cultural do grupo, que há 27 anos é mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.


“A companhia tem um papel importante por ser originária daqui e por carregar essa identidade. É fundamental reconhecer a importância que a Secretaria de Cultura tem na preservação dos corpos artísticos do Estado”, completou.
O espetáculo, além de seu valor estético, reafirmou o compromisso do CDA com a valorização das culturas amazônicas e o debate sobre questões urgentes, como a preservação ambiental e o respeito aos territórios indígenas.
Festival Sou Manaus Sou Manaus 2026 abre com multidão, grandes shows e celebração da música amazônica no Centro Histórico INTERIOR ItaFolc 2026 termina com recorde de público em Itacoatiara Maior festival de folclore da cidade consagrou os vencedores desta edição, segundo a Prefeitura de Itacoatiara
Manaus Prefeito Renato Junior anuncia programação oficial do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’ nesta segunda-feira, 24/8
Festival de Cirandas Wendy Lady fará história como a primeira cantadora trans do Festival de Cirandas de Manacapuru Patrimônio da Unesco Teatro Amazonas é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO Reconhecimento projeta a cultura amazônica para o mundo
Underground Cena independente celebra o Dia Mundial do Rock com a 4ª edição do Underground Festival
Amazonas Exposição Memórias da Copa revive conquista do pentacampeonato na Biblioteca Pública do Amazonas
Amazonas Curral do Garantido transforma o sambódromo em grande celebração da cultura popular amazonense Mín. 25° Máx. 38°