
FOTO: Divulgação
Os alunos da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, participam de dois dias de atividades do projeto Biblioteca Volante, tendo a oportunidade de mergulhar no universo dos contos literários por meio do ‘Encontro com o Escritor’. A ação integra o programa Mania de Ler, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
As atividades ocorrem nos dias 12 e 13 de agosto, com o objetivo de abrir espaço para que escritores amazonenses de literatura infantil divulguem suas obras ao público. Além disso, é uma oportunidade para promover momentos em que as crianças interagem e participam ativamente das histórias narradas.
Nesta edição do projeto, a escritora Eli Soares, conhecida como Bruxinha Lepap, participa do encontro com os alunos da rede pública. Autora das obras ‘Borboletinha, a cozinheira apaixonada’ e ‘A aventura do vento e o papel’, seus livros propõem uma conexão direta entre escritor e leitor, convidando a participar ativamente da construção da narrativa.


Segundo a autora, o Encontro com o Escritor, por meio das obras, contribui para a formação educacional dos estudantes, oferecendo uma leitura leve e estimulando a imaginação, além de potencializar a criatividade. Outra proposta presente em suas obras é a elaboração de origamis com os alunos, incentivando a criação de novas possibilidades e ideias.
“As histórias buscam valorizar aspectos da cultura regional, proporcionando uma leitura dinâmica, com diversos personagens que representam animais amazônicos. Além disso, o leitor tem a oportunidade de, de forma autodidata, desenvolver práticas com origamis, que contribuem para a concentração, memorização, criatividade, desenvolvimento da autoestima, socialização e afetividade”, explicou a escritora.
Para Oiana Couto, gerente administrativa do projeto, o Encontro com o Escritor possibilita aos alunos conhecerem pessoalmente um autor, além de aprenderem sobre os desafios, dificuldades e conquistas da profissão.
“É um momento em que a criança percebe que é possível fazer literatura dentro do seu próprio ambiente de convivência. O escritor deixa de ser uma figura distante e inatingível, por não pertencer ao seu tempo ou à sua região”, destacou.


Mania de Ler
A iniciativa da Biblioteca Volante conta com um acervo de mais de mil livros, abordando temas da literatura regional e nacional. O material é distribuído em duas unidades móveis voltadas especialmente ao público infantil, com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre as crianças e seus acompanhantes.
O programa também inclui o MovCEU, um veículo adaptado com equipamentos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora, projetor e palco. O objetivo é levar experiências culturais diversificadas às populações com pouco acesso à cultura.
Festival Sou Manaus Sou Manaus 2026 abre com multidão, grandes shows e celebração da música amazônica no Centro Histórico INTERIOR ItaFolc 2026 termina com recorde de público em Itacoatiara Maior festival de folclore da cidade consagrou os vencedores desta edição, segundo a Prefeitura de Itacoatiara
Manaus Prefeito Renato Junior anuncia programação oficial do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’ nesta segunda-feira, 24/8
Festival de Cirandas Wendy Lady fará história como a primeira cantadora trans do Festival de Cirandas de Manacapuru Patrimônio da Unesco Teatro Amazonas é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO Reconhecimento projeta a cultura amazônica para o mundo
Underground Cena independente celebra o Dia Mundial do Rock com a 4ª edição do Underground Festival
Amazonas Exposição Memórias da Copa revive conquista do pentacampeonato na Biblioteca Pública do Amazonas
Amazonas Curral do Garantido transforma o sambódromo em grande celebração da cultura popular amazonense Mín. 25° Máx. 38°