
A primeira edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu será iniciada hoje (18) na cidade de Altamira, no Pará . Com entrada gratuita, o evento tem duração até o dia 20, e reúne apresentações culturais com danças e competições esportivas para promover culturas indígenas e incentivar práticas esportivas.
A programação inclui disputas de corrida, natação, canoagem, cabo de força, shows e desfiles. As competições serão disputadas em nove categorias, divididas entre masculino e feminino.
O evento, que vai reunir mais de 900 indígenas de 14 etnias, tem o objetivo de ampliar os vínculos entre as comunidades da região do Xingu e as etnias indígenas do Pará.
A celebração é uma realização do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur), da Fundação Cultural e do governo do estado.
SEGURANÇA Polícia Civil reforça efetivo no feriado prolongado na Grande Belém e interior do Pará
SEGURANÇA Suspeita de estelionato em Belém é presa pela Polícia Civil do Pará em Natal (RN)
Acre Brasileia recebe primeira edição da Corrida do Servidor
MÚSICA INSTRUMENTAL Fundação Cultural abre inscrições para oficinas gratuitas do 2º módulo do ‘Choro do Pará’ 2026
SAÚDE Hospital Regional dos Caetés promove roda de conversa sobre prevenção e sinais de AVC
PATRIMÔNIO CULTURAL Secult promove 4º Encontro de Pesquisa e Patrimônio Cultural a partir da próxima terça-feira
EXAMES PREVENTIVOS Hospital do Marajó inicia realização de mamografias agendadas durante ação do Outubro Rosa em Breves
APREENSÃO Fiscalização da Sefa apreende cargas irregulares avaliadas em R$ 2,1 milhões
CULTURA E TURISMO Parque Mangal das Garças promove nova edição do Projeto Ecoarte neste domingo (1º) Mín. 26° Máx. 33°