

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quarta-feira (02/07), 45 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo da visita técnica é que os universitários conheçam a atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Amazonas.
No estado, pela FVS-RCP, a Vigilância em Saúde do Trabalhador é realizada pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-AM), que atua para proteção da saúde dos trabalhadores, a partir da identificação de riscos e proposição de medidas de intervenção e prevenção.
A visita técnica atende à solicitação da Ufam, interessada no aprofundamento do conhecimento da área para os futuros enfermeiros. “É gratificante poder contribuir com a formação acadêmica dos futuros profissionais de saúde. Nesse caso, sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador, área estratégica e tão importante”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Durante a visita, a equipe do Cerest-AM apresentou a atuação da FVS-RCP, destacando o papel dos centros de referência e as atividades desenvolvidas. Nas apresentações, a coordenadora do Cerest-AM, na FVS-RCP, Cinthia Santos, destacou a ação intersetorial do Cerest-AM, que perpassa pelas vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental.


“O monitoramento da saúde do trabalhador e da trabalhadora, em ambiente de trabalho envolve diferentes áreas do conhecimento. Esse trabalho é realizado em rede integrada junto às unidades do Cerest no interior do Amazonas”, disse a coordenadora.
Uma das estudantes presentes na visita, acadêmica do 1º período de enfermagem, Sarah Xavier disse ser a primeira vez que escutou falar de Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Muitas vezes, a gente acredita que a enfermagem está só nas unidades de saúde, mas a profissão tem um olhar abrangente”, disse.
Outra estudante do curso, presente na iniciativa, também do 1º período, Ewelyn Souza disse que a visita aprofundou o conhecimento dela sobre vigilância em saúde. “É muito interessante e muito importante levar esse conhecimento. É um assunto que todo mundo deveria saber”, acrescentou.
A visita técnica, realizada em articulação junto à equipe de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi) da FVS-RCP, parte da política de aproximação da Fundação com o meio acadêmico e profissional para fortalecimento da formação de profissionais em Vigilância em Saúde.
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Saúde Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI
Saúde Cacique Raoni é submetido a cirurgia intestinal e segue na UTI Mín. 23° Máx. 31°