
O Congresso Nacional analisa projeto do Executivo que altera da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 ( Lei 15.080/24 ) para mudar as exigências para as transferências de recursos por meio de subvenções sociais (PLN 4/25). As subvenções são transferências destinadas a organizações sem fins lucrativos que atuam em áreas como assistência social, saúde, educação e cultura.
O texto exclui a exigência do cumprimento cumulativo de duas condições, restabelecendo, segundo o governo, a redação constante das Leis de Diretrizes Orçamentárias desde o exercício de 2015. De acordo com a justificativa do projeto, a atual redação compromete a execução de ações orçamentárias do Ministério da Saúde que tenham previsão de execução mediante parcerias.
É que a execução estaria condicionada à exigência de que uma mesma entidade sem fins lucrativos atue simultaneamente no desenvolvimento de produtos e serviços voltados à saúde pública e no atendimento direto ao público. A redação sugerida determina que a entidade cumpra um ou outro requisito.
Próximos passos
O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelo Plenário do Congresso Nacional.
Câmara Comissão aprova incentivos para uso de energia limpa em datacenters no Norte e no Nordeste
Câmara Comissão mista vota na terça-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Projeto inclui educação tributária no currículo dos ensinos fundamental e médio
Câmara Comissão aprova criação de fator de custo para repasses da educação básica na Amazônia Legal
Câmara Comissão aprova nova regra para monitorar estudantes com deficiência nas universidades
Câmara Comissão aprova fiscalização de vagas do Sine para mulheres vítimas de violência
Câmara Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena
Câmara Comissão aprova pena específica para expulsão de moradores por facções criminosas
Câmara Comissão aprova criação de plataforma para aproximar pequenos municípios e universidades Mín. 24° Máx. 30°