
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que esclarece, no Código Civil , a situação de dissolução do casamento nos casos de morte presumida. Conforme a proposta, a simples presunção da morte em caso de ausência de um dos cônjuges não será causa para a dissolução do matrimônio. No entanto, a união poderá se dissolver se a morte presumida for oficialmente declarada.
O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e poderá seguir para o Senado, caso não haja recurso para que seja votado no Plenário da Câmara.
Por recomendação do relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família para o Projeto de Lei 7058/17, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
Veja os textos aprovados na íntegra
Pelo disposto, atualmente, no Código Civil, o cônjuge do ausente pode optar entre pedir o divórcio para se casar novamente ou esperar pelo necessário provimento judicial quanto à ausência. “Apesar de o divórcio ser obtido mais rapidamente, o novo estado jurídico do cônjuge após a dissolução do vínculo matrimonial traz consequências, como perder o direito à sucessão e deixar de ser o legítimo curador dos bens da pessoa ausente”, explicou o relator, ao votar favoravelmente ao projeto.
"O substitutivo dispõe que o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio ou em caso de declarada a morte presumida, o que, em nosso entendimento, torna mais adequada a situação do cônjuge, que já é bastante gravosa", acrescentou Ricardo Ayres.
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova incentivos para uso de energia limpa em datacenters no Norte e no Nordeste
Câmara Comissão mista vota na terça-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Projeto inclui educação tributária no currículo dos ensinos fundamental e médio
Câmara Comissão aprova criação de fator de custo para repasses da educação básica na Amazônia Legal
Câmara Comissão aprova nova regra para monitorar estudantes com deficiência nas universidades
Câmara Comissão aprova fiscalização de vagas do Sine para mulheres vítimas de violência
Câmara Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena
Câmara Comissão aprova pena específica para expulsão de moradores por facções criminosas
Câmara Comissão aprova criação de plataforma para aproximar pequenos municípios e universidades Mín. 24° Máx. 30°