
Objetivando acompanhar a evolução dos mais de 50 idosos do projeto “Vem Dançar na Melhor Idade”, durante o processo de atividades físicas, a Prefeitura de Parintins, por meio dos professores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – Semjel, realizou nesta terça-feira, 15 de abril, uma ação de avaliação física, incluindo pesagem e medição corporal.
A mobilização em prol aos idosos aconteceu na Arena Olímpica Rubem dos Santos, em parceria com o Posto de Saúde Dom Arcângelo Cérqua, acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário Unigrande e da Fundação Internacional da Luta Contra a Aids (AHF), contendo ainda, testagem rápido para hepatite B e C, sífilis, HIV e aferição da pressão arterial.
“A avaliação é importante, pois, com base na coleta de informações, podemos executar exercícios mais seguros e eficazes, levando em consideração a necessidade e objetivos, dentro das limitações dos nossos alunos, e passando a acompanhar a evolução dos mesmos durante o processo de atividade”, destaca a monitora responsável pelo projeto, Itamara Góes.
Com 68 anos, Auxiliadora Mendes, relata que as atividades do projeto ajudam a melhorar seu cotidiano. “Essas ações são importantes, assim como o projeto. Convido as pessoas a saírem do sedentarismo e participarem para fazer exercícios, fazer novas amizades. Aqui nos sentimos jovens novamente”, conta.
Para seo Fortunato Macedo, 73 anos, a participação no projeto lhe restabeleceu a saúde e a competição esportiva. “Eu tive um problema de artrose e fraqueza nos músculos e ossos. Entrei para o projeto e me sinto saudável, inclusive já até voltei a correr, estou me preparando para participar da corrida de São José Operário, que acontece no mês de maio”, informa.
Ele afirma que, mesmo com seus 73 anos, se sente renovado e com muita energia para realizar os movimentos. “Esse projeto já contribuiu muito com a minha saúde, recentemente, fiz novos exames, e o médico que faz o meu acompanhamento diz que eu estou 100%”, conclui Fortunato.
A iniciativa da Prefeitura de Parintins atende homens e mulheres de 50 anos de idade ou mais, dentro do programa “Movimenta Parintins”. Ao comando da monitora Itamara Góes, o projeto envolve dança, música e exercícios físicos todas às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 9h, na Arena Olímpica Rubem dos Santos.
Texto e fotos: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Parintins - AM Alvorada do Boi Garantido aquece o comércio e leva multidão às ruas de Parintins
Parintins - AM Segunda edição do TJAM de Portas abertas amplia acesso ao judiciário
Parintins - AM Prefeito de Parintins Mateus Assayag vistoria obra da primeira Maternidade do Baixo Amazonas
Parintins - AM Projeto “Escola que Recicla” inicia coleta de 2026 com participação de 31 escolas em Parintins
Parintins - AM Fiscalização, educação e fluidez: Prefeitura de Parintins e EMTT ampliam serviços no trânsito
Parintins - AM UBS Aldrin Verçosa atinge 80% de conclusão e entra na fase final de reforma e ampliação
Parintins - AM Parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins garante mil cirurgias de catarata para o Baixo Amazonas
Parintins - AM Obra do Ginásio Poliesportivo da Vila Amazônia é concluída e aguarda inauguração
Parintins - AM Prefeitura reforça serviços de recuperação asfáltica em bairros de Parintins Mín. 23° Máx. 31°