Saturday, 13 de June de 2026
24°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Brasil Luto no jornalismo

Morre a jornalista amazonense Wanda Chase.

cone da comunicação e militante do movimento negro na Bahia.

03/04/2025 às 20h19
Por: Redação
Compartilhe:
Morre a jornalista amazonense Wanda Chase.

Salvador (BA), 3 de abril de 2025 – A jornalista Wanda Chase, de 74 anos, faleceu nesta quinta-feira (3) em Salvador, após complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca de emergência realizada na noite de quarta-feira (2) no Hospital Teresa de Lisieux. Wanda foi diagnosticada com um aneurisma dissecante da aorta e não resistiu ao procedimento. 

 

Nascida no Amazonas, Wanda mudou-se para a Bahia em 1991, onde construiu uma carreira sólida e tornou-se referência como apresentadora, repórter, editora e colunista. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em veículos como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e, por 27 anos, na TV Bahia. Além disso, atuou como assessora de imprensa da banda Olodum, destacando-se por sua militância no movimento negro e defesa da cultura baiana.

 

Em reconhecimento à sua contribuição, Wanda foi agraciada em 2002 com o título de Cidadã Soteropolitana pela Câmara Municipal de Salvador. Recentemente, estava prestes a receber o título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa da Bahia, mas a cerimônia foi adiada devido a problemas de saúde da jornalista. 

 

O Ministério da Cultura manifestou pesar pela perda, destacando que “sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por igualdade racial e justiça social”. 

 

Wanda Chase deixa um legado de dedicação ao jornalismo, à cultura e à promoção da igualdade racial na Bahia e no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários