
FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza até o dia 14 de março ações educativas em escolas estaduais de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). As palestras têm como foco a prevenção de queimadas e desmatamento. A campanha de conscientização foi solicitada pela Promotoria de Justiça do Município de Parintins, órgão vinculado ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, as palestras têm o objetivo de sensibilizar e orientar alunos e professores sobre as consequências, causas e efeitos das queimadas na saúde e os impactos causados ao meio ambiente. “O Ipaam, por meio da Gerência de Educação Ambiental (Geam), tem um papel fundamental na conscientização e na promoção de práticas sustentáveis. Nossas ações educativas são essenciais para envolver a comunidade local na preservação do meio ambiente, garantindo um futuro mais saudável para todos”, afirmou o gestor.
No município, as atividades serão conduzidas pelo assistente ambiental Gilmar Ribeiro, da Geam, com o apoio da técnica do Centro Multifuncional do Ipaam, Fabiana Campelo.
“A campanha de prevenção às queimadas e ao desmatamento já está em andamento, e contamos com o apoio da população de Parintins para o sucesso dessa iniciativa. Nossos alunos desempenham um papel crucial na disseminação das informações, e acreditamos que, com o envolvimento de todos, alcançaremos resultados significativos para a proteção ambiental”, afirmou Ribeiro.
Dia a dia
As palestras tiveram início hoje na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles. Na terça-feira (11/03), as atividades seguem na Escola Estadual de Tempo Integral Gláucio Gonçalves, às 8h, e na Escola Estadual Aderson de Menezes, às 10h.
Já no dia 12 de março, as palestras acontecerão às 8h na Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim, e às 10h e 16h na Escola Estadual São José Operário. No dia 13 de março, as ações educativas serão realizadas às 8h, 9h30, 14h e 15h30 na Escola Estadual Gino Malvestio. Encerrando o ciclo, no dia 14 de março, a palestra será na Escola Estadual Caetano Mendonça, na Comunidade Rural do Mocambo, às 9h.
A programação foi elaborada pelo Centro Multifuncional do Ipaam, Geam e a Coordenadoria de Educação Regional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
Em 2025, a temporada de palestras e atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Ipaam teve início no município de Lábrea, localizado a 702 km de Manaus. Durante as atividades, cerca de 1.400 pessoas foram atendidas em diversas escolas da região.
Amazonas Ipaam libera canteiro de obras para ponte no “trecho do meio” da BR-319
Amazonas Ipaam encerra período de Defeso Florestal 2026 nesta sexta-feira em todo o estado
Amazonas Sema entrega lancha à UEA para apoiar elaboração do Plano de Bacia do Rio Tarumã-Açu Mín. 23° Máx. 32°