
Nesta terça-feira (12), a Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou o projeto que passa para a malha federal a RR-171, rodovia que liga o norte do estado de Roraima à BR-433 ( PL 3.545/2023 ). Ele segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai dar a palavra final.
O projeto é do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e recebeu parecer favorável do senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Segundo Mecias, o objetivo da federalização é garantir o escoamento da produção, estimular o desenvolvimento regional e promover o crescimento de comunidades do interior do estado.
Relator da proposta, o senador Chico Rodrigues aponta que os investimentos em infraestrutura para Roraima são limitados pela carência de recursos próprios do estado. De acordo com ele, Roraima tem muitas áreas protegidas, o que limita a arrecadação.
“Faz-se necessária a solidariedade do restante do país, com recursos federais, para que Roraima seja dotada de uma infraestrutura mínima de transportes que promova sua economia”, afirma o senador no seu relatório.
A RR-171 liga o município de Uiramutã, no extremo notre de Roraima, às rodovias federais que conectam o estado. O município fica dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol e inclui o Parque Nacional do Monte Roraima, onde está o ponto setentrional máximo do território brasileiro.
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 23° Máx. 32°