
A Lei 14.964, de 2024 , que institui 21 de agosto como o Dia Nacional do Médico Ultrassonografista, foi sancionada pela Presidência da República na quinta-feira (5).
A norma foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU). O dia 21 de agosto foi escolhido por coincidir com a data de fundação da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, no ano de 1993.
A lei teve origem no PL 6.202/2023 , projeto de lei apresentado pela deputada federal Flávia Morais (PDT-GO).
Durante sua tramitação no Senado, o projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) , com relatório do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que também é médico.
Em seu relatório, Nelsinho Trad afirma que os médicos ultrassonografistas desempenham um papel essencial no sistema de saúde, utilizando a ultrassonografia, uma técnica de imagem não invasiva, para diagnósticos e tratamentos. Ele ressaltou que essa atividade é crucial para a detecção precoce de doenças, o acompanhamento de gestação, a avaliação de condições agudas e crônicas e a orientação de procedimentos médicos.
"A instituição desse dia proporcionará reconhecimento profissional, valorizando e motivando os médicos ultrassonografistas, além de aumentar a conscientização pública sobre a importância da ultrassonografia e o papel crucial dos profissionais que a realizam. Ademais, incentivará a educação continuada e o avanço das técnicas ultrassonográficas, beneficiando diretamente o atendimento médico", destacou ele.
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 24° Máx. 31°