
O senador Irajá (PSD-TO) afirmou, em pronunciamento na terça-feira (3), que a eventual abertura de processo de impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não pode ser uma decisão individual do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O parlamentar ressaltou que o tema é muito sensível e que a decisão deve ser compartilhada com a Mesa do Senado e com o colégio de líderes.
— Não acho justo que Vossa Excelência [Pacheco], como foi dito por alguns aqui, tenha que carregar o fardo dessa decisão. [...] Ela deve ser tomada com muita serenidade, mas deve ser sim socializada por algum colegiado, que seja a Mesa, que seja o Colégio de líderes. E, se assim for o entendimento da maioria da Mesa, do colégio de líderes, aí sim essa decisão ser submetida de forma democrática, ao Plenário do Senado Federal.
O parlamentar também disse ser inaceitável que Pacheco seja atacado por colegas de Parlamento. Para o senador Irajá, a atitude representa um desrespeito à própria Casa.
— Nós precisamos exercitar a arte de divergir, a arte de discordar, a arte de poder fazer o enfrentamento nos discursos, nos debates, mas nós jamais podemos aqui aceitar que o presidente da nossa Casa possa ser desrespeitado perante o nosso colegiado e, principalmente, perante a opinião pública. [...] Nós precisaremos, nos momentos difíceis, estar unidos, apesar das nossas diferenças e das nossas divergências pessoais ou políticas.
Senado Federal Davi marca para terça votação da PEC da Segurança
Senado Federal Projeto cria regras para reaproveitar plataformas de petróleo para outros usos
Senado Federal Frente Parlamentar pela Paz Mundial aprova alteração estatutária Mín. 24° Máx. 37°