
O Senado autorizou, nesta terça-feira (3), a concessão de garantia da União para que o município de Linhares (ES) contrate financiamento no valor de US$ 56 milhões [o que equivale a R$ 316 milhões] do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos devem financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial do município. O projeto ( PRS 32/2024 ) será promulgado.
A autorização para a operação de crédito externo havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e seguiu para o Plenário em regime de urgência. O relator foi o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que votou favoravelmente à autorização.
A Secretaria do Tesouro do Ministério da Fazenda e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional consideram que o município de Linhares cumpre os requisitos para realizar o empréstimo externo. O aval da União assegura o pagamento ao BID em caso de inadimplência do município.
O objetivo do programa financiado é aumentar o acesso à infraestrutura e aos equipamentos urbanos na região central da cidade, levando em consideração as mudanças climáticas. Outro propósito é o fortalecimento da gestão urbana e territorial sustentável, bem como a fortificação do gerenciamento de riscos socioambientais do município.
Senado Federal Davi marca para terça votação da PEC da Segurança
Senado Federal Projeto cria regras para reaproveitar plataformas de petróleo para outros usos
Senado Federal Frente Parlamentar pela Paz Mundial aprova alteração estatutária Mín. 24° Máx. 37°