
A senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, destacou o Pacto Pela Transformação Ecológica, que será assinado às 14h desta quarta-feira (21), em solenidade no Palácio do Planalto.
O evento contará com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.
Ainda segundo a senadora, o pacto é um marco histórico, já que esta será a primeira vez que os Três Poderes se unirão pela agenda ambiental e climática para a definição de um novo rumo de desenvolvimento para o Brasil. Para a senadora, esse é um "momento ímpar", que deve ser celebrado.
— Estamos diante de uma oportunidade única para moldarmos nossa política ambiental e climática com a assinatura desse pacto. Hoje será formalizado um compromisso histórico, que estabelece um novo paradigma para o desenvolvimento econômico do Brasil, com a meta de promover uma transformação profunda em nossos modelos de desenvolvimento. Para garantir um futuro sustentável, é crucial que mudemos profundamente nossos modelos de produção e consumo — afirmou Leila.
O acordo fortalecerá a posição do Brasil no cenário internacional como protagonista global no campo da segurança ambiental, climática e alimentar, considerando biodiversidade, recursos naturais e produção agrícola do país.
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 24° Máx. 31°