
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (25) autorização para operação de crédito externo entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 300 milhões. O empréstimo, que terá a garantia da União, tem o objetivo de financiar o Programa de Desenvolvimento Produtivo da Região Nordeste (Prodepro). O texto segue agora para a análise do Plenário.
A mensagem enviada pelo Executivo ( MSF 14/2024 ) recebeu relatório favorável do senador Jaques Wagner (PT-BA), que é líder do governo na Casa. Na reunião, o parecer foi lido pela senadora Janaína Farias (PT-CE) como relatora substituta (ad hoc). Os senadores também aprovaram o pedido de regime de urgência para acelerar a análise da proposta.
Em seu relatório, Jaques Wagner menciona que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) deu aval para a contratação do empréstimo. No relatório, também consta que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi favorável ao oferecimento da garantia da União para a operação.
A operação de crédito terá prazo total de até 300 meses (25 anos), com carência de 66 meses e parcelas semestrais. O BNB se comprometeu a disponibilizar, em contragarantia, títulos públicos federais, sob sua custódia, na ordem de 120% do valor do empréstimo, equivalente a US$ 360 milhões.
Segundo o Executivo, o programa que receberá os investimentos tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste com a redução de gargalos em infraestruturas relevantes para cadeias produtivas estratégicas. A intenção é melhor a competitividade das empresas da região por meio de “projetos ecoeficientes e investimentos em capacitação técnica e em inovação em processos e produtos”.
Na reunião, Janaína Farias ressaltou a importância dos recursos para a região nordestina e destacou o histórico de ações viabilizadas pelo Banco do Nordeste. Presidente da comissão, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) afirmou que o empréstimo “vai chegar em boa hora”, já que, segundo ele, existem muitos investimentos a serem feitos em toda a região onde atua o banco.
— É um projeto importante para a nossa Região Nordeste. O Banco do Nordeste, naquela região (não só no Nordeste, mas também no Vale do Jequitinhonha, em Minas, e na região lá do Espírito Santo, onde tem a abrangência do Banco do Nordeste) tem um histórico de desenvolvimento importante — disse Janaína.
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 23° Máx. 30°