
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (19) indicações para a chefia de representações diplomáticas do Brasil na Nigéria; em Gana, Serra Leoa e Libéria; e na Dinamarca e Lituânia. A aprovação das indicações dos embaixadores será comunicada à Presidência da República. Antes da aprovação no Plenário, todos os indicados passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), que aprovou as indicações.
O diplomata Carlos José Areias Moreno Garcete assumirá o cargo de embaixador do Brasil na Nigéria. A indicação ( MSF 1/2024 ) recebeu o voto favorável do relator, senador Cid Gomes (PSB-CE). Garcete graduou-se em direito em 1993 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ingressou no Instituto Rio Branco em 1995 e, em 2014, finalizou o Curso de Altos Estudos da instituição.
Entre 1998 e 2001, foi assessor internacional na Vice-Presidência da República e, de 2005 a 2006, no governo do estado de São Paulo. Depois disso, atuou como cônsul-geral-adjunto em Roma, de 2014 a 2018, e em Miami, de 2019 a 2022. Atualmente é ministro-conselheiro na embaixada em Bruxelas. A indicação foi aprovada por 45 votos favoráveis e 1 voto contrário,

A diplomata Mariana Gonçalves Madeira foi aprovada para o cargo de embaixadora do Brasil em Gana, Serra Leoa e Libéria. A representação brasileira nos três países é coordenada cumulativamente pela embaixada em Acra, capital de Gana. A mensagem da indicação ( MSF 92/2023 ), aprovada por 40 votos favoráveis e uma abstenção, foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).
Mariana Madeira graduou-se em relações internacionais, em 1993, e em comunicação social, em 1998, pela Universidade de Brasília (UnB). Também pela UnB, concluiu o mestrado em história, em 1997. Ingressou no Instituto Rio Branco, que forma os diplomatas brasileiros, em 1995 e, em 2013, finalizou o Curso de Altos Estudos da instituição. Entre 2018 e 2019, coordenou a Secretaria de Controle Interno do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Depois disso, atuou como cônsul-geral-adjunta em Sydney, na Austrália, de 2019 a 2022. Atualmente é coordenadora-geral de cooperação técnica com países desenvolvidos.

O diplomata Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes vai assumir o cargo de embaixador na Dinamarca e na Lituânia. Aprovado por 41 votos favoráveis, a indicação ( MSF 2/2024 ) teve como relator o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Nogueira Fernandes nasceu no Rio de Janeiro em 1971 e formou-se em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1993. No mesmo ano, ingressou no Instituto Rio Branco e, em 2007, concluiu o curso de Altos Estudos da instituição. Entre 2020 e 2021, dirigiu o Departamento Consular e, depois, assumiu a função de secretário de Comunicação e Cultura, que exerceu até 2022. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura, onde atuou até 2023. Atualmente, aos 52 anos, é secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos.




Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 23° Máx. 30°