Saturday, 20 de April de 2024
26°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Turismo Turismo

Gastronomia junina movimenta turistas em todo o país

Os sabores e as delícias dos pratos típicos juninos nos variados estados e regiões brasileiras

19/05/2023 às 10h20 Atualizada em 19/05/2023 às 11h07
Por: Redação Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhe:
Crédito: Foto: Alex Régis/ Secom Prefeitura do Natal
Crédito: Foto: Alex Régis/ Secom Prefeitura do Natal

Faltam poucos dias para o São João no Brasil e entre os atrativos desta grande festa estão as comidas típicas, que encantam o paladar e movimentam milhares de visitantes nos tradicionais destinos do país. Canjica, pamonha, quentão, pinhão... hummm! O que não faltam são opções para os amantes da gastronomia regional brasileira realizarem uma verdadeira viagem pelo sabor e pela cultura do nosso país. Mas você sabia que em cada cantinho do Brasil há um sabor ou curiosidade culinária específica nesta época do ano?

No Maranhão, por exemplo, o arroz de cuxá e a torta de camarão dão um toque especial na culinária junina do estado e têm presenças garantidas nas barraquinhas dos arraiais. O primeiro prato é um dos xodós dos maranhenses e é feito com ingredientes como: vinagreira, diferentes especiarias, farinha de mandioca e camarão. O fruto do mar, também, é um dos principais componentes do segundo prato e dá um charme à mais na receita, que, apesar de ser típica do período junino, permanece na gastronomia regional durante todo o ano. Com tantos sabores inconfundíveis, é difícil resistir.

Ainda na região Nordeste, Caruaru (PE) é a terra das comidas gigantes durante o São João. A cidade pernambucana tem todos os anos um calendário para a preparação das delícias juninas. Neste ano, o destino sediará, entre outros, o “Maior Munguzá do Sertão”, o “Maior Quentão do Mundo” e a “Maior Tapioca do Mundo”. É comida para mais de metro! E não acabou por aí. A cidade ainda guarda o famoso Bolo de Pé de Moleque, que traz ingredientes como farinha de mandioca, ovos, goiabada, coco e castanha de caju. “Bão dimais”!

No sul do Brasil, o pinhão é um dos principais alimentos consumidos no período junino, principalmente se ele estiver cozido. Mas a semente também pode ser encontrada em diversas outras receitas, entre elas, bolos, paçocas, doces, sopas e no quentão. O frio, típico da região, ainda dá a oportunidade aos viajantes de se deliciarem com o famoso churrasco, o arroz carreteiro e o chimarrão, bebida típica do Rio Grande do Sul. Opções não faltam para desfrutar uma das melhores festas do nosso país nesta região.

O milho e o amendoim são alguns dos ingredientes encontrados nos pratos típicos do São João do Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul, a Sopa Paraguaia é servida quente e pode ser consumida como entrada ou acompanhamento para outros pratos típicos das festividades, como o arroz carreteiro. Já em Goiás, dois quitutes enchem os olhos dos visitantes: o Empadão Goiano e o Arroz com Pequi. Os dois são encontrados facilmente em todo o estado nesta época do ano.

Já no Norte, dois pratos típicos dominam as paradas culinárias da região. No Amazonas, o X-caboquinho, sanduíche de tucumã que vem acompanhado de banana frita e queijo coalho, é um dos preferidos para o café da manhã ou para o lanche da tarde. No Pará, o Tacacá é um dos mais populares. A sopa tradicional na região, feita com tucupi, goma de tapioca, camarão seco, jambu e outros temperos é a principal pedida dos viajantes. Além dessas opções, é comum encontrar outras comidas, como a maniçoba e o bolo de macaxeira. Com tantas opções deliciosas, é impossível resistir às tentações gastronômicas do São João!

 

Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação o Ministério do Turismo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 30°

Sun 32°C 24°C
Mon 28°C 23°C
Tue 30°C 23°C
Wed 30°C 23°C
Thu 27°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio