
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira (22), a importância do mercado de gás natural no Brasil. Para o parlamentar, a falta de iniciativa do governo em promover medidas que possibilitem a redução do preço do gás natural liquefeito (GNL) prejudica o país.
— Por todos os estudos, fica evidente a necessidade de aumento da produção nacional de gás natural, medidas de desconcentração de mercado e atuação mais célere da Agência Nacional de Petróleo [ANP] para a regulação de sua competência, conforme previsto na própria lei [ Lei 14.134, de 2021 ]. É preciso buscar um caminho que possibilite dar uma maior celeridade às demandas de regulação da Lei do Gás.
Laércio destacou que o governo federal instituiu um grupo de trabalho do programa Gás para Empregar, sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia, com a finalidade de subsidiar o Conselho Nacional de Política Energética na proposição de medidas e diretrizes para promover o melhor aproveitamento do gás natural. O senador ressaltou que as atividades do grupo se encerraram em 8 de abril, mas o conselho ainda não se reuniu para analisar o trabalho e as definições das políticas e planos de ação a serem implementados.
Ele também afirmou que o governo promoveu uma revisão do Plano Nacional de Fertilizantes, elaborado na gestão passada, mas não previu medidas que possam estimular o desenvolvimento da produção nacional. Laércio argumentou que o setor de fertilizantes nitrogenados está diretamente inserido no preço do gás natural, cujos valores praticados no Brasil levaram à paralisação da produção em Sergipe e na Bahia.
— Nós precisamos desenvolver a indústria nacional e promover a geração de empregos qualificados através do programa Gás para Empregar, tendo como objetivo primordial a competitividade de preço do gás natural no Brasil, reduzindo a diferença absurda que existe entre os preços praticados no Brasil e nos demais países. É preciso aumentar a produção nacional de gás natural e promover a competição no setor.
Senado Federal Uso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
Senado Federal CAE vota pedidos de financiamento internacional para fundos regionais
Senado Federal Em ano eleitoral, votação da LDO de 2027 pode acontecer só em agosto Mín. 24° Máx. 29°