Sunday, 16 de June de 2024
30°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Educação Amazonas

Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo

Foto: Reprodução/Agência AmazonasFOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)...

17/05/2024 às 09h56
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), sedia, até sábado (18/05), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília), módulo da Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

O curso, realizado em Manaus, com 50 profissionais da região Norte do país, tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuação em situações de emergência em saúde pública e integrar a formação dos profissionais da saúde. A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA) do Ministério da Saúde.

Conforme a Fiocruz Brasília, o trabalho de campo desse módulo do curso fortalece, ainda, o conhecimento sobre a cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos e os motivos para a não vacinação. A atividade também acontece em Belém.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância do programa EpiSUS. “O curso oferece três níveis de capacitação – fundamental, intermediário e avançado – preparando os participantes para lidar com desafios reais em epidemiologia de campo nos serviços de saúde”, afirmou Tatyana.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

De acordo com a coordenadora adjunta do núcleo de epidemiologia e vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, Noely Fabiana Oliveira de Moura, por meio do curso, os profissionais do Serviço Único de Saúde (SUS) são capacitados para enfrentar emergências de saúde pública. “Esse curso de epidemiologia de campo é essencial para preparar os participantes para lidar com epidemias e surtos no dia a dia, oferecendo uma formação prática e aplicável”, explicou Noely.

Durante o evento, duas alunas do curso EpiSUS compartilharam suas experiências e expectativas. Jamila Ferreira da Silva, residente de Porto Walter, no Acre, enfatizou a importância de levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade de origem do profissional. “Trazer essa temática para meu município e aplicar o que aprendi aqui é fundamental para melhorar a saúde da minha região”, disse Jamila.

Enfermeira atuante no Amazonas, Adriana Sales de Abreu destacou a relevância do programa para complementar seu conhecimento e fortalecer a atuação profissional. “O EpiSUS ampliou minha compreensão das áreas em que trabalho, além de contribuir para a gestão de saúde pública, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou Adriana.

O curso oferece aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas em vigilância em saúde, métodos epidemiológicos e investigação de surtos. O treinamento visa fortalecer a capacidade técnica dos profissionais para enfrentar desafios epidemiológicos e contribuir para uma melhor gestão da informação em saúde.

O EpiSUS Intermediário é um curso de especialização desenvolvido como estratégia de capacitação em serviço para profissionais que atuam no SUS. A turma atual é composta por 50 profissionais da Região Norte do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 31°

Mon 32°C 23°C
Tue 32°C 23°C
Wed 33°C 24°C
Thu 32°C 24°C
Fri 32°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio