Sunday, 19 de May de 2024
24°

Chuvas esparsas

Manaus, AM

Saúde Amazonas

EXPO TB: FVS-RCP integra ação de educação em saúde sobre prevenção à tuberculose para comunidade escolar

Foto: Arthur Castro/Secom

15/05/2024 às 18h43
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), integrou, nesta quarta-feira (15/05), a Exposição sobre Tuberculose (EXPO TB), na Escola Municipal Professora Marly Barbosa Garganta, na zona norte de Manaus.

A iniciativa visa promover o conhecimento e a conscientização sobre a tuberculose na comunidade escolar. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de abordar a tuberculose de forma educativa e preventiva.

“Faz parte das ações da FVS-RCP capacitar para difundir a prevenção de doenças. Na Expo TB, atua-se com informação e prevenção, uma das ações estratégicas para promover a saúde pública”, declara a diretora Tatyana

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM) no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Lara Bezerra, a ação é estratégica por levar informações sobre a tuberculose para o ambiente escolar.

“A Expo TB na escola é uma iniciativa para controle de tuberculose no Amazonas que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a doença, como ela é transmitida, quais são os sinais e sintomas, formas de diagnóstico e tratamento e, principalmente, da prevenção à doença”, enfatiza Lara.

O coordenador do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, Euclides Souza, também enfatiza a relevância de conscientizar os jovens sobre a doença. “Essa ação de sair da sala do comitê e ir para as escolas, para socializar a tuberculose, dizer que a doença está aí e que tem tratamento e cura é importantíssima”, afirma.

De acordo com o professor e coordenador da iniciativa na escola Moisés Vasconcelos, a Expo TB enfatiza o papel dos alunos como agentes de transformação. “O aluno passa a ser o protagonista do processo de educação. É importante os alunos estarem entendendo o processo, passando para os familiares, para a comunidade escolar, para evitar a tuberculose”, acrescenta Moisés.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

Expo TB

A EXPO TB é uma iniciativa realizada há dez anos na comunidade escolar. É uma ação coordenada pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose com a participação de instituições, como a FVS-RCP, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus.

Nesta edição desta quarta-feira (15/05), a ação também contou com a Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 30°

Mon 30°C 23°C
Tue 30°C 23°C
Wed 29°C 23°C
Thu 31°C 23°C
Fri 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio