
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite a compra de carro com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em nome dos pais de criança ou adolescente com deficiência.
O texto aprovado altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis . A legislação em vigor prevê que o documento de propriedade do veículo adquirido com isenção de IPI seja emitido em nome da pessoa com deficiência.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família ao PL 5152/19 , do deputado Benes Leocádio (União-RN). O relator na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), recomendou a aprovação da proposta na forma do substitutivo.
O relator destaca que o objetivo da medida é acabar com entraves burocráticos para a venda dos veículos adquiridos em nome da criança ou adolescente. “O Código Civil, impõe aos pais, em relação aos bens dos filhos, a prévia autorização judicial para contrair obrigações que ultrapassem os limites da simples administração”, explicou.
Segundo o parlamentar, ao permitir que os pais adquiram em nome próprio veículo com isenção de IPI, a proposta beneficiará a família da pessoa com deficiência e acabará com o entrave burocrático para a venda.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Especialistas defendem regras para fundos de investimento agroindustriais
Câmara Comissão aprova punição a organizadores de eventos esportivos por omissão contra discriminação
Câmara Comissão de Educação debate Fies e formação médica em audiência pública
Câmara Comissão discute estratégias para fortalecer turismo rural em Santa Catarina
Câmara Comissão debate regulamentação de criptomoedas de valor estável
Câmara Comissão aprova prioridade em abrigo para idoso vulnerável sem família que possa cuidar dele
Câmara Adiada para amanhã votação de relatório sobre repasse de recursos das bets para a Polícia Federal
Câmara Câmara pode votar sistema de combate ao feminicídio e regras para conter preço de combustíveis
Câmara Comissão mista pode votar nesta terça-feira medida provisória que libera crédito para exportadores Mín. 24° Máx. 29°