Sunday, 19 de May de 2024
24°

Chuvas esparsas

Manaus, AM

Justiça Amazonas

Operação Dia das Mães: Ipem-AM apreende mais de 1,5 tonelada de produtos irregulares em loja no centro de Manaus

Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

09/05/2024 às 18h41
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Operação especial do Dia das Mães, deflagrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de produtos irregulares em uma loja localizada no centro de Manaus, nesta quinta-feira (09/05). O material retirado do mercado, um total de 5.919 itens, não possuía certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre os itens apreendidos estão eletrônicos de baixa tensão (secador, chapinha e modelador de cabelo e barbeador elétrico), material escolar, ventilador, brinquedos, tomadas (plugues), filtros de linha, lâmpadas e fitas de LED e produtos têxtil.

Dos 5.919 produtos irregulares, 400 são eletrônicos de baixa tensão: 169 unidades de secador de cabelo; 95 chapinhas de cabelo; 63 máquinas de enrolar cabelo e 73 barbeadores elétricos.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, sem a devida certificação, os produtos devem ser retirados de circulação por oferecer risco à vida dos consumidores, podendo causar até incêndio.

“No caso dos eletrônicos de baixa-tensão, os consumidores devem ficar atentos quanto à obrigatoriedade da existência do selo do Inmetro. Essa certificação comprova que os produtos atendem as normas do Inmetro, evidencia que foram testados e atendem os requisitos mínimos de segurança”, ressaltou Renato Marinho, ao acrescentar que o selo garante a qualidade e a segurança do produto.

O estabelecimento em que foram constatadas as irregularidades terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, sob pena de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Mais itens apreendidos

Além dos eletrônicos de baixa tensão, foram apreendidos estojos escolares; ventiladores da marca Bruno; mini games; tomadas; extensão elétrica; lâmpadas LED e fitas de LED; e toucas de cabelo. Todo esse material não apresentava o selo Inmetro. Em relação às tomadas e extensão elétrica, os fiscais constataram a presença de liga ferrosa, o que pode causar curto-circuito e até incêndios. As toucas de cabelo, classificadas como produtos têxtil, não possuíam informações obrigatórias sobre origem, cuidados e conservação, e composição do tecido, conforme exigidas pela legislação em vigência.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Operação especial

Realizada no período de 6 a 9 de maio, a operação especial Dia das Mães fiscalizou 6.338 produtos. A força-tarefa do Setor de Pré-medidos (produtos embalados na ausência do consumidor) e do Departamento de Conformidade (Dconf) verificou se itens entre os mais procurados para presentear as mães estavam dentro dos padrões das legislações em vigência e certificados com o selo do Inmetro.

Técnicos do setor de pré-medidos coletaram sete tipos de cosméticos, de sete marcas, e os submeteram a ensaios no laboratório do Ipem-AM, onde foram verificados se a quantidade informada na embalagem do produto correspondia ao indicado na balança. Um total de 91 itens – condicionador, desodorante, sabonete líquido facial, óleo corporal, creme de pentear, hidratante e esfoliante – foi periciado. Não houve reprovação.

Já na área do Dconf, os agentes visitaram 21 estabelecimentos comerciais e analisaram 752 produtos eletrônicos de baixa-tensão, como depiladores elétricos, chapinhas térmicas, ferro de enrolar cabelo e secadores de cabelo.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 30°

Mon 30°C 23°C
Tue 30°C 23°C
Wed 29°C 23°C
Thu 31°C 23°C
Fri 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio